28/03/2024 20:27:20 - Farroupilha / RS
Atualizado em 16 de fevereiro de 2022

Vereadores protestam sobre modelo de edital para pedágios

Acerca das recentes reuniões realizadas pelo Governo do Estado para tratar do modelo contratual em edital de concessão das rodovias, vereadores aprovaram por unanimidade a Moção de Protesto contra a conta de aporte em capital registrado proposto pelo Governo.

A ação buscada pelo Estado visa um depósito de valor estimado por parte da empresa vencedora para assegurar recursos em possíveis investimentos não cumpridos no prazo contratual; e, em contrapartida não há restrição no valor de tarifa proposto pelas concessionárias interessadas, vencendo a de menor valor.

A estratégia, segundo a Moção aprovada, de autoria do Juliano Baumgarten cria um aumento de 40% no valor final da cancela. Diante deste aumento, o parlamento Municipal entende que a concessão das rodovias não condiz com o cenário econômico na região.

O pedagiamento de rodovias da Serra foi aprovado na Assembleia Legislativa em 2016, pelo tempo de 30 anos. Ao longo dessas três décadas, para manter o fluxo de veículos, a concessionária que administrará deverá manter a manutenção e segurança da via, e implantar passarelas, viadutos, elevadas e rotatórias.