04/05/2024 05:54:20 - Farroupilha / RS
Atualizado em 13 de dezembro de 2023

Vereadores aprovam proibição da soltura de fogos de artifício

Está proibido em Farroupilha o manuseio, soltura e queima de fogos de artifício ou artefatos pirotécnicos que emitam efeito sonoro ruidoso. A decisão foi tomada em Sessão Parlamentar nesta terça-feira quando deliberado o Projeto de Lei 009/2023 de autoria do vereador Juliano Baumgarten.

A proposição prevê multa de 100 UMRs em caso de descumprimentos, algo em torno hoje de R$ 600. Porém, mesmo com aprovação unânime, vereadores divergiram sobre a eficácia e legitimidade da Lei, por conta da debilidade da fiscalização para este cenário e porque a imposição não consta no Código de Posturas do Município.

De toda forma, os parlamentares entendem a importância de ocorrer uma mudança cultural do cidadão quanto aos fogos de artifício, pois os barulhos produzidos fazem mal para uma série de grupos, dentre eles: idosos, crianças, doentes e acamados, pessoas que possuem o espectro autista e também os animais de estimação – justifica o projeto de Lei.

A proposição seguirá para análise e sanção do Executivo Municipal.