17/07/2024 09:37:35 - Farroupilha / RS
Atualizado em 22 de maio de 2024

Um Dia Municipal para falarmos sobre prevenção ao AVC

A Câmara de Vereadores aprovou o dia 29 de outubro como Dia Municipal de prevenção ao AVC (Acidente Vascular Cerebral). Nos últimos 10 anos houve um aumento de 40% dos casos no Brasil, conforme aponta dados do Ministério da Saúde, mas quase a totalidade dos casos poderia ser prevenido.

O AVC acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. Para sua prevenção deve-se controlar fatores de risco como: hipertensão, diabetes, colesterol elevado, arritmia cardíaca, sedentarismo, excesso de peso, a alimentação não saudável, o tabagismo, abuso de álcool e o estresse.

O Projeto de Lei 007/2024, de autoria do vereador Juliano Baumgarten vem, através da conscientização, buscar reduzir o número de pessoas acometidas pelo AVC – geralmente pessoas acima dos 55 anos. No último ano, conforme a Associação de Registradores de Pessoas Naturais (Arpen) 100 mil brasileiros faleceram em virtude de AVCs.

A aprovação foi unânime entre os parlamentares, e a defesa do projeto contou com depoimento do vereador Tadeu Salib dos Santos, que expôs sua experiência pessoal após sofrer cinco AVCs. A proposição seguirá para análise e sanção do Prefeito Municipal.