26/04/2024 16:55:18 - Farroupilha / RS
Atualizado em 9 de setembro de 2022

R$20 milhões para asfaltamento rural é debatido em audiência

São R$ 20 milhões para asfaltamento do interior. Esse é o montante que o Executivo Municipal planeja contratar via Badesul. O tema foi pauta de Audiência Pública na noite desta sexta-feira, presidida pelo vereador presidente da Comissão de Finanças, Roque Severgnini.

A proposta foi apresentada na Câmara através dos Projetos de Lei 037/22 e 038/22, e explanadas pelo secretário de Finanças, Plínio Balbinot. Com estimativa de obter os recursos através de dois contratos; um com parcelas de 84 meses (07 anos); e outro, com foco no turismo pelo Programa “Caminhos do Interior”, o valor se diluirá em 204 meses (17 anos).

Entre as áreas planejadas com os recursos solicitados estão: Linha Jacinto, São Roque, Desvio Blauth, São José, São Luiz, São João, Linha Muller, Linha Assunta, Linha Sertorina, Menino Deus, Linha 30, Linha Paese, Mundo Novo, Linha Machadinho, Linha Amizade, Caravagetto, Nova Milano e Serraria. Ao todo, planeja-se asfaltar cerca de 15 quilômetros, explica Balbinot.

Cerca de 70 moradores destas localidades estiveram presentes na Audiência defendendo a operação de crédito, atentando para a necessidade de observar  a qualidade asfáltica voltada aos veículos pesados e as instalações hidráulicas na via. A contrapartida por parte dos moradores também foi pauta da audiência, para que haja uma participação do Executivo na aquisição dos materiais de construção.

Uma vez aprovada pelos vereadores, os contratos de crédito seguirão as normativas da Resolução 043/21 do Senado Federal, e uma vez consolidados, os acordos devem ser apresentados ao Legislativo Municipal no prazo de trinta dias.