15/07/2024 21:22:16 - Farroupilha / RS
Atualizado em 11 de julho de 2024

Plano de Cultura é tema de Sessão Extraordinária nesta sexta

Protocolado na Casa Legislativa nesta quarta-feira, o Projeto de Lei 027/2024 do Executivo Municipal apresenta o Plano Municipal de Cultura (PMC). Porém, para viabilizar recursos estaduais através do sistema Pró-Cultura, há a necessidade de instituí-lo ainda nesta semana.

Desta maneira, com pedido de urgência do Executivo Municipal, o presidente da Casa, vereador Davi de Almeida convocou os vereadores para Sessão Extraordinária na sexta-feira, às 18 horas, tendo como pauta única o debate e votação do Plano de Cultura.

Conforme justificativa do Projeto de Lei, o Plano Municipal de Cultura de Farroupilha busca definir as políticas públicas de curto, médio e longo prazo que garantam a proteção e promoção dos direitos culturais e da cultura em todo o Município. O PMC apresenta a cultura simbólica, civil e econômica de Farroupilha, bem como os segmentos mais praticados, os quais envolvem os patrimônios culturais, a literatura, artes visuais, cênicas, museus, música, folclore e tradição gaúcha.

O Pró-Cultura é um mecanismo de apoio e fomento às atividades culturais instituído em 2010 pelo Governo do RS – nele os projetos podem ser cadastrados de duas formas pela Lei de Incentivo a Cultura (Lic), onde há benefício fiscal a empresas que patrocinam a cultura; e o Fundo de Apoio, que financia diretamente projetos através de inscrições reguladas via editais.