20/04/2024 05:20:36 - Farroupilha / RS
Atualizado em 8 de março de 2023

Orientação sobre Lúpus será tema de Política Pública Municipal

Aprovado por unanimidade entre os vereadores, o Projeto de Lei 031/2022, de autoria da vereadora Clarice Baú, passa a ser uma ferramenta de diretrizes públicas aos órgãos farroupilhenses no que tange a conscientização e orientação do Lúpus.

A doença é autoimune crônica e atinge atualmente 65 mil pessoas no Brasil, entre elas, 90% mulheres com faixa etária de 20 a 40 anos. Sua ação causa inflamações nos vasos sanguíneos, podendo, com isso, comprometer o funcionamento de importantes órgãos do corpo, entre eles o rim. Seu tratamento se dá na regulação da alteração imunológica do paciente, e conta com o auxílio da psicoeducação quando avaliados índices de depressão, ansiedade, distúrbios do sono ou cognições, conforme aponta a proposição aprovada.

Em 2015, a doença foi popularmente conhecida, por conta da manifestação da cantora americana Selena Gomez ao informar que possui Lúpus. Desde então a artista é uma ativista da causa tornando o tema mais comum entre o público jovem.

Inspirados neste engajamento, o Projeto de Lei 031/2022 busca promover o tema através de ações de capacitação dos profissionais da área da saúde quanto ao tratamento e atendimento a pacientes; a criação de grupos de apoios e palestras ou seminários sobre o tema ao público etário da doença.