Pular para o conteúdo
04/07/2022 09:38:35 - Farroupilha / RS
Acessibilidade
Atualizado em 1 de junho de 2022

Legislativo aprova auxílio financeiro ao Hospital São Carlos

Durante a tarde desta terça-feira, representantes da Secretaria de Saúde do Município e Hospital São Carlos estiveram reunidos com os vereadores para tratar do Projeto de Lei 024/2022, o qual busca autorização dos parlamentares para concessão de auxílio emergencial ao Hospital a fins de suprir a demanda de atendimentos clínicos existentes.

O recurso previsto pelo tempo de oito meses, visa a contratação de mais um pediatra 24 horas e de um clínico para atendimentos ambulatoriais e constatação de óbitos no domicilio, este, pelo período de 12 horas noturnas e 24 horas nos finais de semana. O valor de R$ 2.2 milhões, proposto no PL 24/2022 também será utilizado para materiais e medicamentos e serviços terceirizados da Casa de Saúde, entre eles, radiologia e nutrição.

Conforme a diretora do Hospital São Carlos, Janete Toigo, durante o inverno em períodos entre final de tarde e noite cresce  a demanda de atendimentos, principalmente os  pediátricos com casos gripais, e o auxílio garantiria uma melhora no tempo de espera dos pacientes com o acréscimo de mais profissionais no atendimento.

Vista a importância do tema e a necessidade urgente de contratação de médicos, os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei na noite desta terça. O encontro foi mediado pela vereadora Clarice Baú, a qual pediu urgência na votação. Vereador Davi de Almeida, ao encontro da necessidade de celeridade no atendimento solicitou ao Secretário da Saúde que amplie o horário da UPA. Atualmente ela funciona diariamente das 8h às 20h.

Com a aprovação do Projeto, o Hospital São Carlos receberá mensalmente um auxílio de R$ 285 mil mensais até o final do ano.