27/07/2024 00:25:36 - Farroupilha / RS
Atualizado em 2 de agosto de 2023

Campanha Colo para Mãe visa cuidar da saúde mental materna

Para mulheres grávidas, puérperas, adotantes ou tentantes, a Campanha “Colo para Mãe” visa acolher e promover o cuidado com a saúde mental de todas mulheres que estejam em alguma das fases iniciais da maternidade.

A proposição de autoria da vereadora Eleonora Broilo, que contou com a emenda da vereadora Francyelle de Matos, apresenta-se como um incentivo a Administração Pública, bem como entidades privadas e de classe a realização de ações junto ao seus públicos-alvo.

Conforme justificativa do Projeto de Lei, o diagnóstico de depressão pós-parto é percebido em duas a cada 10 mulheres. Por envolver grandes desafios simultâneos, mães de todos os contextos culturais e socioeconômicos podem ter dificuldades de natureza mental e emocional. Desta forma, o Estatuto da Criança e do Adolescente, já prevê a necessidade de um suporte adequado e uma rede de apoio preparada para acolher e amparar a vivência da maternidade.

O Projeto, aprovado por unanimidade passará para análise e sanção do prefeito Municipal, podendo o mesmo ser aplicado pela Coordenadoria da Mulher, através da Rede de Apoio, ou Caps do município.