Pular para o conteúdo
26/04/2024 19:50:13 - Farroupilha / RS
Acessibilidade

Projeto de Lei 006/2019 – Concede Título de “Cidadão Emérito de Farroupilha” ao Sr. Itacyr Luiz Feltrin

Confira o posicionamento do vereador sobre o projeto através da Ata 3929

30/04/2019: Protocolado

07/05/2019: Aprovado por unanimidade

09/05/2019: Lei 4514 sancionada

 

PROJETO DE LEI DO LEGISLATIVO Nº 006/2019

 

 

Concede Título de “Cidadão Emérito de Farroupilha” ao Sr. Itacyr Luiz Feltrin

 

O VEREADOR signatário, no uso das atribuições que lhe confere a Lei Orgânica, apresenta o seguinte:

 

 

PROJETO DE LEI

 

 

Art. 1º. É concedido o Título de Cidadão Emérito de Farroupilha ao Sr. Itacyr Luiz Feltrin, em conformidade com a Lei Municipal n°. 3.088, de 29 de dezembro de 2005.

Art. 2º. Serão atendidas por dotações orçamentárias próprias as despesas porventura resultantes do cumprimento desta Lei.

Art. 3º. Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

 

Sala de Sessões, 30 de abril de 2019.

 

 

 

            TADEU SALIB DOS SANTOS                             JOSUÉ PAESE FILHO

       Vereador da Bancada do PP                           Vereador da Bancada do PP

 

 

 

 

 SANDRO TREVISAN                                          

                                               Vereador Presidente

 

 

 

 

 

JUSTIFICATIVA

 

O presente Projeto de Lei dispõe sobre a concessão do Título Cidadão Emérito ao Sr. Itacyr Luiz Feltrin, nome indicado pela Bancada do PP e aprovado em Sessão Secreta.

O Sr. Itacyr Luiz Feltrin, filho de Abramo Feltrin e Maria Annunciata Feltrin, nasceu em 18 de maio de 1931, porém seu registro de nascimento foi lavrado em 17 de agosto de 1931. Formou-se na faculdade de odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) em 20 de dezembro de 1958, sendo o primeiro dentista formado de Farroupilha. Casou-se em 16 de maio de 1959 com a ex-Vereadora Marlene Rozina Feltrin, e dessa união nasceram os filhos Bianca, Giancarlo e Fabiano.

Nos anos 1960 foi grande líder político na luta pelas demandas da sociedade farroupilhense. Foi fundador da CNEC, juntamente com Antão de Jesus Batista e Thomaz Molina Martins, para que os jovens pudessem trabalhar e estudar a noite. Na época, com a falta de professores, acabou lecionando as matérias de Biologia, Química e Física, além de auxiliar na direção do colégio.

 

Em 1967 foi fundador do Conselho Regional de Odontologia, que garantiu normas e legislação à profissão.

 

Nos anos 1970 criou a primeira clínica odontológica, incentivando seu colega Dr. Nestor Feltrin. Criou a primeira Associação dos Dentistas do Estado, para orientar e estruturar novos profissionais, com treinamentos e cursos que ministrava de forma voluntária.

 

Ainda nos anos 1970, incentivou sua esposa a se formar em Direito, iniciado na UCS em Caxias do Sul e terminando na PUC em Porto Alegre, sendo uma das primeiras mulheres a se formar em Direito na Cidade.

 

Também atendeu no Seminário Apostólico, por três décadas como voluntário.

 

Foi cônsul gaúcho do Grêmio FootBall Porto Alegrense, trazendo o primeiro jogo beneficente para a cidade, com o objetivo de arrecadar fundos às primeiras entidades assistenciais de Farroupilha.

 

Presidiu todos os clubes da cidade, a exemplo do Clube Santa Rita, Clube do Comércio, Círculo Operário e Clube Primeiro de Maio, além da SERC BRASIL, que também atuou como jogador do clube.

 

Em 1981 incentivou a sua esposa Marlene a concorrer por uma vaga na Câmara de Vereadores, sendo a primeira mulher eleita pelo voto e com mandato pleno no Município de Farroupilha.

 

Em 1987 iniciou os estudos da cultura do KIWI no Município e no Estado, sendo o primeiro produtor em 1988. E devido a isso, em 1990 foi o maior índice de notoriedade do Município, estando nas principais emissoras de TV e nos horários de maior audiência do país.

 

Diante do exposto, e entendendo ser relevante a proposta, solicita-se a aprovação deste Projeto de Lei.

Nestes termos,

Pede deferimento.

 

 

Sala de Sessões, 29 de abril de 2019.

 

 

 

 

 

            TADEU SALIB DOS SANTOS                             JOSUÉ PAESE FILHO

       Vereador da Bancada do PP                           Vereador da Bancada do PP

 

 

 

 

 

SANDRO TREVISAN  

Vereador Presidente