Resolução de Mesa 002/2021 – Estabelece no âmbito da Câmara Municipal de Farroupilha, procedimentos relacionados à pandemia da Covid-19
RESOLUÇÃO DE MESA N. 02, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2021
ESTABELECE NO ÂMBITO DA CÂMARA MUNICIPAL DE FARROUPILHA, PROCEDIMENTOS RELACIONADOS À PANDEMIA DO COVID-19.
A MESA DIRETORA DA CÂMARA MUNICPAL DE FARROUPILHA, usando as atribuições que lhe são conferidas pela Lei Orgânica do Município e pelo Regimento Interno,
RESOLVE:
Art. 1º Ficam suspensas as reuniões presenciais, audiências públicas ou quaisquer outras atividades na Casa Legislativa que envolvam público externo, restringido o acesso às sessões, apenas aos vereadores, servidores e imprensa.
Parágrafo único – As atividades da Casa Legislativa – inclusive as sessões – deverão se encerrar até às 20hs.
Art. 2º Será de utilização compulsória o álcool-gel 70% e a máscara facial para acesso e permanência à Casa Legislativa.
Art. 3º Os casos omissos serão oportunamente apreciados.
Art. 4º Fica revogada a Resolução de Mesa n.º 07/2020.
Art. 5º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
Tadeu Salib do Santos, Eleonora Broilo,
Presidente Vice-Presidente
Eurides Sutilli, Felipe Maioli,
2º Vice-Presidente 1º Secretário
Calebe Coelho,
2º Secretário
Registre-se e publique-se.
Em 23 de fevereiro de 2021.
Duilus André Pigozzi,
Secretário Executivo
JUSTIFICATIVA
Considerando a necessidade de otimizar as sessões desta Casa Legislativa, com o objetivo e facilitar o andamento dos trabalhos e disponibilização e transmissão via TV e internet, será permitida a permanência de todos os vereadores no Plenário, desde que utilizem de forma contínua e ininterrupta a máscara facial.
O uso de máscaras de proteção facial é apontado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e por autoridades sanitárias do país como uma importante medida de proteção e de prevenção à propagação do novo coronavírus (Covid-19). O vírus é transmitido principalmente por meio do contato com pequenas gotículas e são expelidas por pessoas infectadas. Elas entram em contato com as nossas vias aéreas, e o novo coronavírus pode começar a se multiplicar no nosso corpo. Portanto, o uso de máscaras é fundamental como medida de proteção, porque funcionam como uma barreira física para a liberação dessas gotículas no ar quando há tosse, espirros e até mesmo durante conversas.
Para garantir a efetividade de proteção, a orientação é que a máscara cubra totalmente a boca e nariz e que esteja bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.