Pular para o conteúdo
25/04/2024 12:46:30 - Farroupilha / RS
Acessibilidade

Ata 4239 – 18/10/2022

SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidência em exercício: Sr. Calebe Coelho.

 

Às 18 horas o senhor presidente em exercício vereador Calebe Coelho assume a direção dos trabalhos. Presentes os seguintes vereadores: Clarice Baú, Cleonir Roque Severgnini, Davi André de Almeida, Felipe Maioli, Gilberto do Amarante, Joel Antônio Correa, Juliano Luiz Baumgarten, Marcelo Cislaghi Broilo, Mauricio Bellaver, Paulo Vitório Telles de Oliveira, Sandro Trevisan, Tadeu Salib dos Santos e Thiago Pintos Brunet.

 

PRES. EM EXERCÍCIO CALEBE COELHO: Boa noite a todos. Senhores vereadores, por favor, tomem seus lugares. Declaro abertos os trabalhos da presente sessão ordinária. Dada a verificação do quórum informo a presença de 14 vereadores, ausente o vereador Chico Sutilli, nessa sessão plenária com a ordem do dia 18 de outubro de 2022.

 

ORDEM DO DIA

 

PRES. EM EXERCÍCIO CALEBE COELHO: Em 1ª discussão o projeto de lei do executivo nº 56/2022 que altera a lei municipal nº 4.080, de 17/12/2014. Pareceres: Legislação, Justiça e Redação Final favorável; Infraestrutura Desenvolvimento e Bem-Estar Social favorável; Jurídico favorável. A palavra está à disposição dos senhores vereadores. Vereador Marcelo.

VER. MARCELO BROILO: Obrigado, senhor presidente. Boa noite, colegas vereadores, imprensa, nossos assessores, pessoas que nos assistem presencialmente e pessoal de casa. Em relação ao projeto do Executivo nº 56/2022 alterando a lei municipal de 17/12/2014 informo então que autoriza a concessão de uso de bem público municipal, e dá outras providências, passando a vigorar com as seguintes alterações propostas: Art. 1º Fica o poder executivo municipal autorizado a conceder o uso do imóvel a seguir especificado, mediante licitação, à pessoa jurídica legalmente constituída, para fins de implantação, manutenção e exploração de um espaço integrado destinado à realização de atividades nas áreas de saúde, educação e convivência social: área de terras com 11.512,20 m², localizada na Avenida Papa João XXIII, nesta cidade, matriculada no Registro de Imóveis de Farroupilha, RS, sob n.º 44.293, fl. 1, Livro n.º 2/RG. Parágrafo único: o imóvel especificado no caput deste artigo é transferido da classe de bens de uso comum do povo para a classe de bens dominicais. Enfim, senhores, conforme a referida lei de 2014 autorizou a concessão de Uso de Bem Público Municipal a qual originou o contrato de concessão de uso de nº 49/2015 entre o município de Farroupilha e o Serviço Social da Indústria – SESI, com a finalidade de implantação, manutenção e exploração de um espaço integrado destinado à realização de atividades nas áreas de saúde, educação e convivência social. Uma vez finalizada a implantação do empreendimento, o SESI, Serviço Social da Indústria, encaminhou requerimento ao registro de imóveis de Farroupilha solicitando a averbação do referido contrato de concessão de uso de bem público municipal e a averbação da área então edificada. Porém, após a análise da documentação, o registro de imóveis emitiu nota de exame de cálculo nº 42/2021, apontando a divergência entre a área informada no contrato de concessão e a área da matrícula do imóvel, bem como a existência do gravame de área verde. Ocorre que, quando a transferência da área concedida da matrícula nº 5.702 para a Matrícula nº 44.293 houve uma alteração na metragem, passando de 11.671,05 m para 11.512,20 m. Ademais, à época não ocorreu a transferência do imóvel da classe de bens de uso comum do povo para a classe de bens dominicais para alteração de sua finalidade. Sendo assim, importante projeto de ajuste nessa área com documentação que os nobres pares puderam ver inclusive com mapas, documentação do registro de imóveis, as escrituras, comissões Ok, parecer jurídico da mesma forma, solicito, senhor presidente, diante da necessidade de perfectibilizar a norma solicitamos a apreciação e consequente aprovação do citado projeto de lei nesta noite. Muito obrigado, senhores.

PRES. EM EXERCÍCIO CALEBE COELHO: Pedido de urgência. Mais algum vereador gostaria de fazer o uso da palavra. Vereador Juliano.

VER. JULIANO BAUMGARTEN: Senhor presidente e colegas vereadores, quero cumprimentar aqui toda a corporação, quero cumprimentar também o SISMUF em nome do seu presidente Diego, Beatriz – presidente do Conselho do fundo de previdência, quero cumprimentar professor Zilmar, professora Viviane obrigado pela presença de todos vocês, a imprensa, Adamatti, Zé Theodoro e todos os cidadãos que nos acompanham de suas casas. Bom, o projeto nº 56 é um projeto extremamente simples na qual eu fui relator do projeto e o projeto por si só já ele tem o objetivo de atualizar as adequações perante o cadastro lá que fora feito adequado no registro de imóveis, porque essa área havia cedido há muitos anos atrás feito uma concessão e se usou determinado metros quadrados, enfim, uma metragem condizente. Então o que que o projeto de lei vem a calhar? Ele vem a adequar, deixar 100% vamos dizer assim redondinho a matéria. Então nós da bancada do PSB somos favoráveis à presente matéria. Era essa a manifestação. Obrigado, senhor presidente.

PRES. EM EXERCÍCIO CALEBE COELHO: Obrigado. Mais algum vereador gostaria de fazer o uso da palavra? Se nenhum vereador quiser fazer uso da palavra colocamos em votação o pedido de urgência do projeto 4.080 né do projeto nº 56/2022 que altera a lei municipal nº 4.080. Se os vereadores estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos os vereadores. Muito bem, colocamos em votação agora o projeto de lei do executivo nº 56/2022 que altera a lei municipal nº 4.080 de 17/12/2014. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos os vereadores. Em 1ª discussão projeto de lei do executivo nº 58/2022 que autoriza o recebimento de bens em doação e posterior cessão de uso. Pareceres: Legislação, Justiça e Redação Final favorável; Infraestrutura Desenvolvimento e Bem-Estar Social favorável; Jurídico favorável. A palavra está disposição dos senhores vereadores. Vereador Marcelo.

VER. MARCELO BROILO: Obrigado novamente, senhor presidente. Então em relação ao projeto nº 58/2022 autorizando o recebimento de bens móveis em doação e posterior cessão de uso; ficando o poder executivo municipal autorizado a receber em doação da Associação de Bombeiros Voluntários de Farroupilha, inscrita sob o CNPJ nº 11.844.423/0001-04, os seguintes bens móveis; descrição: 01 veículo Fiat Toro 1.8, Ano de Fabricação 2018, Modelo 2019, Placa IZA5F76; 01 Desencarcerador – central hidráulica, cilindro, tesoura e mangueira; 15 capacetes amarelos – MSA Gallet; 15 Uniforme de aproximação; e 08 alarmes com sensor de temperatura – MSA. Art. 2º Fica o poder executivo autorizado a dar em cessão de uso ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul, os bens públicos municipais descritos no art. 1º desta Lei. A cessão de uso de que trata o art. 2º desta lei dar-se-á de forma gratuita e vigorará por prazo indeterminado, sendo que as demais cláusulas e condições serão estabelecidas em termo próprio. O presente projeto de lei visa obter autorização legislativa desta Casa para receber em doação bens móveis da associação de bombeiros voluntários de Farroupilha e efetuar posterior cessão de uso ao Corpo de Bombeiros Militar Rio Grande do Sul as quais servirão para aperfeiçoar o atendimento na unidade objetivando a prestação de um serviço ainda mais eficiente e de qualidade à comunidade. Sendo assim senhores um projeto relativamente simples, mas de grande importância nesse ajuste de bens na legalidade fazendo com que o aproveitamento se dê continuidade à nossa comunidade. Comissões Ok, parecer jurídico também da mesma forma; solicito assim, senhor presidente, após explanação do referido projeto de lei, que se coloque em votação nesta noite. Muito obrigado.

PRES. EM EXERCÍCIO CALEBE COELHO: Obrigado. Algum vereador gostaria de fazer o uso da palavra? Vereador Roque.

VER. ROQUE SEVERGNINI: Senhor presidente, gostaria de cumprimentar aqui a todos os presentes, mas de modo especial aqui os nossos amigos que se fazem presente nessa noite da Associação dos Bombeiros Voluntários de Farroupilha e também do nosso corpo de bombeiros militar também do Estado do Rio Grande do Sul. Um trabalho que tanto um quanto o outro fazem e fazem muito bem feito. Eu tive a oportunidade, quando fui secretário do desenvolvimento econômico do município, de dialogar com os bombeiros principalmente do tema do PPCI, fizemos boas parcerias tanto com os bombeiros voluntários como também com os Bombeiros Militares e foi um avanço em todos os sentidos. E não há dúvida nenhuma do grande trabalho que os bombeiros voluntários de Farroupilha prestam para nossa cidade. Eu até conversava aqui com o professor Juliano, vereador professor Juliano, não veio aqui a informação por que que a Associação dos Bombeiros Voluntários está doando para a prefeitura esses equipamentos e a prefeitura cedendo, fazendo uma cessão de uso, ao Corpo de Bombeiro Militar; mas também não vem ao caso é só, uma curiosidade. Importante é que esses equipamentos vão auxiliar né para o salvamento vidas né, porque são equipamentos importantes que aqui estão contidos nesses cinco itens. E como disse o vereador Marcelo, é proforma para formalizar e legalizar essa decisão dos bombeiros voluntários de ceder para a prefeitura municipal, passa a ser então produto bem público patrimônio da prefeitura municipal com cessão de uso ao corpo de bombeiros. Então sem mais, também aproveitar aqui para cumprimentar os servidores públicos que estão presentes nesta noite e a nossa imprensa e demais pessoas que nos assistem. Obrigado.

PRES. EM EXERCÍCIO CALEBE COELHO: Obrigado, vereador Roque. A palavra está com vereador Davi.

VER. DAVI DE ALMEIDA: Boa noite, senhor presidente e boa noite, senhores vereadores. Eu quero cumprimentar aqui o presidente dos SISMUF, Diego, cumprimentar também os bombeiros voluntários que estão aqui na pessoa da Ivanir, cumprimentar também os bombeiros militar que estão conosco nessa noite. Quero cumprimentar também o pastor da Igreja Assembleia de Deus Mauri e Michel que estão aqui também e são bem-vindos a essa Casa. E quero destacar aqui nessa noite, senhor presidente, o trabalho dos bombeiros voluntários que estão hoje aqui e que vem prestando um trabalho em nossa comunidade impecável; enquanto estive secretário da saúde a gente pode trabalhar juntos em parceria e eles sempre atentos e incansáveis, 24 horas à disposição da comunidade. E hoje venho aqui então fazer essa entrega de equipamentos, conheço os equipamentos de extrema qualidade né que eles sempre mantiveram e vem então entregar ao município e o então faz essa cedência ao Corpo de Bombeiros Militar que também desempenha suas funções com extrema responsabilidade e estão aqui hoje também para serem homenageados. Então só quero fazer essa citação e agradecer o trabalho dos bombeiros voluntários que hoje estão aqui nessa noite. Muito obrigado, senhor presidente.

PRES. EM EXERCÍCIO CALEBE COELHO: Obrigado, vereador Davi. Vamos ouvir então o vereador Amarante.

VER. GILBERTO DO AMARANTE: Boa noite, presidente, boa noite aos demais vereadores, as pessoas que estão presente, o Diego Tormes, os demais, as demais equipes do sindicato aqui da dos funcionários públicos municipais e claro nossos bombeiros voluntários, nossos bombeiros aqui do nosso município. E até teve um momento, Ivani, que nós estávamos buscando um espaço junto com o município para vocês ter ali uma sede né pelo trabalho que vocês prestavam, prestam para essa comunidade, para essa cidade. E sempre defendi a capacitação de vocês no momento que eu era a coordenador da defesa civil onde fizemos muito trabalho junto com o nosso corpo de bombeiro aqui do município do qual sempre defendo que são pessoas preparadas para aquelas situações de urgência/emergência, situações de interpéries [sic], situações de acidente, situações de quedas de barreira muitas vezes; então ficava lá o corpo de bombeiro voluntário sinalizando, operando naquele momento né, naquele período. E a gente sempre atuou junto com o Executivo de forma muito rápida né, muito ágil, em várias situações aonde naquele momento havia muito medo na população na questão de distribuições de lonas, nas questões de atender aquelas pessoas dar o primeiro atendimento; teve uma situação assim uma vez de uma tempestade de muita pedra aqui no nosso município aonde destelhou muitas casas, aonde nós não poderíamos chegar né que tivemos lá num momento de ir de retroescavadeira aqui na Vila Esperança onde nós não tínhamos como acessar e vocês de forma, às vezes, debravadora [sic] chegavam e atuavam com o conhecimento com a especialidade que vocês têm. Então muito obrigado e parabéns. Eu também não sei o porquê, da razão né da doação mais claro que deve ter aqui um compartilhamento e que será muito útil pelos profissionais da nossa cidade que tem o efetivo pequeno, mas que faz um trabalho grandioso e nas horas de que precisa, porque o bombeiro ele só, ele é lembrado mesmo naquela hora de muito a puro né. Teve aqui em situações de incêndios e outros tantos aí que vocês são os anjos da guarda naquele momento de tantas pessoas, de todos nós aqui de Farroupilha. Então muito obrigado e parabéns pelo trabalho que vocês prestam para nossa cidade para o nosso município. Muito obrigado.

PRES. EM EXERCÍCIO CALEBE COELHO: Obrigado, vereador Amarante; obrigado vereadora. Mais algum vereador gostaria de fazer uso da palavra? Muito bem, colocamos em votação a solicitação do vereador Marcelo para que o projeto seja votado ainda nesta noite. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos os vereadores. Em votação o projeto de lei do executivo nº 58/2022 que autoriza o recebimento de bens em doação e posterior cessão de uso. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos os vereadores. Muito bem encerrado o espaço de discussão de projetos. Questão de ordem, vereador Roque.

VER. ROQUE SEVERGNINI: Gostaria de passar informe aqui sobre o projeto nº 53 que é um projeto aguardado aqui pelos servidores municipais que trata da lei de diretrizes orçamentárias né. Esse projeto ele tem uma tramitação diferente. Ele entrou na Casa no dia 26/9 teve um parecer prévio que inclusive o relator é o vereador Tadeu na comissão de finanças e contas públicas e depois teve audiência pública no dia 06/10; sugestões populares abertas para serem apresentadas até dia 9/10 e prazo para apresentação de emendas na comissão, que não é no plenário, é na comissão né, para os vereadores podem apresentar emendas até 11/10. Tempo que já se exauriu. E nós tivemos ontem pela segunda vez a presença do SISMUF e também do fundo de aposentadoria dos servidores aqui representado pelo Diego e pela Bea, e com a compreensão do vereador Tadeu foi segurado o parecer para que o sindicato e o fundo municipal pudessem conversar com o Executivo Municipal e no dia de hoje eles tiveram uma conversa, uma conversa produtiva, boa e eles nos trouxeram hoje, obrigado pelo feedback. Então ele deverá estar pronto para o dia 24, que é o prazo da comissão, para ir a plenário e votar. E depois as contemplações então dos servidores por conta das informações trazidas a nós serão na lei orçamentária que ali estarão contempladas. Então fica a cargo de vocês articular isso e depois também nos informarem. Então apenas a título de informação, porque os servidores estão aqui então para esclarecimento do projeto nº 53. Obrigado.

PRES. EM EXERCÍCIO CALEBE COELHO: Obrigado, vereador Roque. Passamos então a apresentação e deliberação dos requerimentos

 

REQUERIMENTOS

 

PRES. EM EXERCÍCIO CALEBE COELHO: Requerimento nº 131/2022: congratulações aos bombeiros de Caxias do Sul. A palavra está com o vereador Maurício Bellaver pelo tempo de até 5 minutos.

VER. MAURÍCIO BELLAVER: Boa noite, presidente, boa noite aos colegas vereadores, doutora vereadora, aos bombeiros que estão presente, a amiga lá da nossa terra parabéns. O requerimento nº 131/2022 se refere ao envio de votos de congratulações pelo salvamento de uma criança recém-nascida, de apenas 5 dias, e uma forma de parabenizar os bombeiros que estão presentes pelo belo trabalho que fazem todos os dias em especialmente a estes salvamentos. Então vou parabenizar os seguintes: 2º sargento Ewerton, 2º sargento José, soldado William, com atuação destacada, e soldado Josiel e também o comandante Rodrigues pelo trabalho. Vou fazer a entrega dos votos nos próximos minutos. Era isso, doutor presidente.

PRES. EM EXERCÍCIO CALEBE COELHO: Obrigado, vereador Maurício. Vamos ouvir o vereador Joel por até 3 minutos.

VER. JOEL CORREA: Boa noite, colegas vereadores. Boa noite, presidente da Casa. Saúdo aqui nosso corpo de bombeiros na pessoa do comandante Rodrigo, meu amigo aí, estendo aí a saudação aos nossos bombeiros voluntários. Dizer que é muito importante, vereador Maurício, de saudar aí os bombeiros que prestam serviço para comunidade que é essencial né estão sempre colocando as suas vidas em risco para defender as vidas das outras pessoas. E fica então a saudação a todos nessa Casa que a gente está aqui de portas abertas para recebê-los sempre aqui e também lá no Executivo no que precisar. Já trabalhamos juntos em alguns momentos dividimos algum algumas tarefas aí e considero muito importante essa função que vocês têm. Então contém sempre conosco aqui que a gente tá de portas abertas. Um abraço.

PRES. EM EXERCÍCIO CALEBE COELHO: Muito obrigado, vereador Joel. Mais algum vereador gostaria de fazer o uso da palavra? Se nenhum vereador quiser… Vereador Felipe, por favor.

VER. FELIPE MAIOLI: Boa noite a todos. Só um breve comentário: quero parabenizar então em nome do comandante de Rodrigo parabenizar a todos os bombeiros aqui presentes. Quem nunca teve um caminhãozinho de bombeiro com a escada magirus brincando na infância? Eu tive um. Quem nunca sonhou em ser bombeiro? Então só tenho a dizer que vocês são orgulho para todos nós. Muito obrigado

PRES. EM EXERCÍCIO CALEBE COELHO: Obrigado, vereador Maioli. Mais algum vereador gostaria de fazer uso? Vereador Marcelo.

VER. MARCELO BROILO: Obrigado, senhor presidente Então na linha dos colegas parabéns, vereador Maurício, pela lembrança e recordação. E que louvável né o trabalho de vocês bombeiros justificando a questão de vida, a questão de amor ao próximo, colocar também suas vidas sempre em prol do próximo. Então eu desejo vida longa que é essa Casa também possa sempre os ajudá-los. Dani, agora lhe vi ali, tudo bem? Rodrigo, em nome do seu cumprimento novamente também em menção ao projeto anterior. E dizer que na verdade os parabéns e não foi a primeira vez né o engasgo já foi com outras crianças também, enfim. Parabéns de novo, que Deus sempre os proteja e novamente muito obrigado.

PRES. EM EXERCÍCIO CALEBE COELHO: Obrigado, vereador Marcelo. Mais algum vereador? Vereador Juliano.

VER. JULIANO BAUMGARTEN: Senhor presidente. Bom, na forma em nome da bancada do PSB, em nome do vereador advogado Roque e meu nome, eu quero cumprimentar toda a corporação pelo ato né. A gente sabe que se não tivesse um preparo, senão tivesse uma qualificação e a capacidade e a precisão nós teríamos uma vida menos na cidade; e de uma criança pequena que não consegue, não tem as condições motoras para se defender, um bebê, e muitas vezes os pais, enfim, as pessoas não conseguem desempenhar as ações de primeiros socorros tendo em vista que é um momento de desespero. Então nós saudamos esses profissionais. Obrigado por vocês existirem. Parabéns. Obrigado, presidente.

PRES. EM EXERCÍCIO CALEBE COELHO: Obrigado, vereador Juliano. Mais algum vereador? Vereador Thiago Brunet, por favor.

VER. THIAGO BRUNET: Boa noite, senhor presidente, demais colegas vereadores, imprensa e a todos que nos prestigiam até o momento. Mas o momento hoje é parabenizar aos bombeiros da nossa cidade né em nome do Rodrigo né, comandante, e saúdo a todos que estão aqui. E queria informar aqui para os colegas que foi o segundo salvamento nos últimos três/quatro meses e o mais incrível, da mesma família, eles eram irmãos, vocês sabiam disso? Eles fizeram o salvamento do irmão com 5 anos e agora, que eu fiz o parto, inclusive, e agora esse pequenininho também fiz o pré-natal todo; e o irmão é uma coisa muito incrível assim né duas pessoas da mesma família. Então vocês têm noção a gratidão que essa família tem por vocês? Se vocês não têm, eu tô passando aqui para vocês, porque eu falei com a mãe né desse menino que estava no hospital e eu falei há uns dois/três dias e ela, vi nos olhos dela, com lágrimas a gratidão e o carinho que essa família tem pelo corpo de bombeiros. Acho que é muito bom, é muito bom a gente sair de casa e voltar com o dever cumprido. Eu fiz o meu melhor, eu hoje consegui ser um cidadão de bem, consegui representar a população. Não tem preço isso, gente. Eu já trabalhei dentro de uma ambulância durante três anos quando morei em Pelotas, foi meu primeiro trabalho; eu me formei, trabalhei na secretaria de saúde no presídio central em Pelotas 8 meses e depois trabalhei 3 anos na ambulância.  E era muito bom salvar vidas, era muito bom tu conseguir fazer a diferença naquele momento né. E eu sei o que é isso que vocês sentiram né. Vocês conseguiram fazer a diferença. E é isso que eu gostaria aqui de pedir para cada cidadão de bem que está aqui: faça a diferença, gente, façam a parte de vocês. Não adianta criticar o fulano/beltrano, vamos fazer a nossa parte. Se cada um fizer a sua parte com certeza nós vamos ter uma sociedade melhor. Então eu, do fundo do meu coração, quero que vocês saibam né o carinho que eu tenho por vocês tanto é que o meu filho tá lá com vocês, aos cuidados de vocês. Ele, eu sempre gostei, como falou bem aqui o vereador Maioli, eu também tinha uma escada magirus o corpo de bombeiros, também queria ser bombeiro; por isso que quando me formei médico logo eu fui numa ambulância e a gente trabalhava direto com os bombeiros, com a brigada militar, com a polícia rodoviária, porque é um trabalho de todos. E vocês com certeza prova que vocês têm capacidade para salvar vidas tanto quanto nós médicos. Então parabéns, em especial ao soldado Josiel de Lima né ao sargento Ewerton Silveira Bitencourt, ao sargento Jose Luiz Stradiotti e ao soldado William Lusa da Silva; vocês são os nossos heróis da vida real. Muito obrigado.

PRES. EM EXERCÍCIO CALEBE COELHO: Senhores bombeiros, é uma honra para nós tê-los aqui. É impressionante como só simplesmente a presença de vocês já nos traz segurança. Muito obrigado. Colocamos em votação o requerimento nº 131/2022. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos os vereadores. Requerimento nº 133/2022: solicitação de votos de congratulações ao Instituto Adelino Miotti. Vou chamar então o vereador Tadeu para que possa ocupar esse local né, pode sentar aqui do meu lado, por favor, Tadeu, para que eu possa então explanar sobre esse assunto um pouquinho.

VICE-PRES. TADEU SALIB DOS SANTOS: A palavra está com o vereador ocupando o cargo de presidente agora ocupando seu espaço de vereador.

VER. CALEBE COELHO: Muito obrigado, é um vozeirão hein. Muito bem, após ouvida a Casa, requer a vossa excelência, “a vossa excelência”, no caso eu mesmo, que seja enviado votos de congratulações ao Instituto Adelino Miotti (IAM), braço social da Soprano, que celebrou seus 11 anos de fundação; onde, através do Programa Recriar, capacita adolescentes de 16 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social e 109 jovens já foram formados para o mercado de trabalho. Sendo assim, esta é uma forma de reconhecimento da nossa casa legislativa para lhes aplaudir e desejar sucesso em seus trabalhos. E o poder legislativo municipal se dispõe inteiramente a cooperar, colocando-se à disposição para ouvir suas demandas.

PRES. EM EXERCÍCIO CALEBE COELHO: Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão. A não ser que alguém queira fazer uso da palavra? Subscreve; mais alguém gostaria de subscrever? Todas as bancadas então né. OK. Aprovado por todos os vereadores.

VICE-PRES. TADEU SALIB DOS SANTOS: Peço ao vereador Calebe Coelho que retorne à presidência na sessão que está acontecendo neste instante.

PRES. EM EXERCÍCIO CALEBE COELHO: Muito obrigado. Requerimento nº 134/2022: solicitação de votos de congratulações a Igreja Evangélica Assembleia de Deus. A palavra está com o vereador Paulo Telles de Oliveira pelo tempo de até cinco minutos.

VER. PAULO TELLES: Obrigado, presidente. Como é bom ouvir a voz do nosso companheiro Tadeu né, que coisa linda. Que Deus dê saúde ao senhor. Presidente, uma noite de muita alegria poder estar aqui nessa noite e nessa homenagem, quero agradecer a todos os companheiros vereadores que assinaram juntos né; ontem eu falei um pouquinho aqui dos trabalhos da igreja. Eu tenho só 5 minutos né, presidente, não tem tolerância nenhuma, tem que ser rapidinho aqui para falar um pouquinho; melhorou viu gente, os companheiros que nos ajudam viu, gente, essa parceria é bonita. Mas, presidente, a Igreja Assembleia de Deus amanhã está fazendo 59 anos; não é evangelizando, pregando a palavra de Deus, e pregando a palavra de Deus e a gente ajudando a vida das famílias numa vida prática na vida no dia a dia. A palavra de Deus, a Bíblia, não é assim não fala só do céu, de eternidade, não, fala do nosso dia a dia que nós vamos viver. Então por mais de 40 anos, Davi, ela vizinhou aqui no Bairro Pio X aqui depois construiu o grande templo que tá lá no bairro São Luiz. Então está aqui o representante pastor Álvaro, o evangelista Mauri Ribeiro – um empresário forte aqui da nossa Farroupilha também e mais o reverendo vamos promover aqui os companheiros também o Edmilson atende a paróquia lá no Santa Catarina, eu vejo a Andreia aqui mãe do companheiro Samuel, onde é que está o Samuel? Samuel, se manifesta aí. A Andreia foi presidente do CEAFA, um trabalho lindo e tem mais o, teu vizinho aqui ajuda, Mauri. Marcelo também tu tá bem escorado aí uns irmãos que tem Deus tem abençoado aí viu gente. Por isso que estou dizendo a Bíblia, palavra de Deus, deu uma vida que a gente o mais lindo da coisa viu gente é as vidas recuperadas que a palavra de Deus, a igreja, ajuda e a gente vê na prática os irmãos vencendo, sendo bem sucedidos na nossa cidade. Mas quero dizer, presidente, que Deus sempre foi levantando as pessoas boas, colocando pessoas boas no nosso caminho. Quero dizer que o pastor Severino que ficou de mais tempo de pastor aqui na cidade de Farroupilha, acho que perto de 40 anos, depois passou outros pastores – pastor José, pastor Eliseo, me ajuda lá, Davi, pastor Ordonês  e o pastor Álvaro que não pode estar aqui. Eu quero dizer que em todas as fases Deus sempre levantou pessoas boas, gente, para ajudar a igreja e os trabalhos da igreja, ninguém faz nada sozinho. Esses 59 anos que a igreja está fazendo eu posso imaginar né puxando esses tempos todos aí, as dificuldades que esses homens de Deus eles tiverem viu, gente, para a igreja chegar aonde chegou hoje essa noite aqui, desbravando né, espraiando né para todo o nosso interior de Farroupilha também a palavra de Deus, evangelizando e ajudando na grande parceria que a Assembleia de Deus sempre teve com as nossas comunidades, com o poder público. E hoje nós temos um grande trabalho viu, presidente Calebe, mas nessa questão bonita da parceria. Então quero dizer que Assembleia de Deus hoje deve ter perto de 15 congregações e a maioria são paróquias/ templos nossos e projetos que estão em andamento também. E vem junto também a CEAFA que faz um trabalho muito lindo ajudando as famílias. Eu quero dizer que CEAFA, está a Andreia aqui, a maioria das famílias daí são membros da nossa igreja, ajudam as necessidades conforme vão chegando com rancho, enfim, o que pode ajudar. E quero também fazer um pedido aqui um apelo para que a comunidade continue ajudando a nossa entidade lá da CEAFA e Igreja Assembleia de Deus nessa parceria aqui na cidade de Farroupilha. Transmita, irmã Maria, o nosso abraço, o nosso carinho, a Câmara de Vereadores aqui nossa homenagem bacana bonita nessa homenagem merecida aqui da Igreja Assembleia de Deus não é, Patrícia. A Ester tá no ladinho lá também já está aí na caminhada viu, gente. É isso aí que é bacana ensinando, a Bíblia diz que ensina a criança no caminho que deve andar; mesmo depois de grande né, de adulto, não vai se esquecer, está plantada lá coisa boa, a sementinha, e vai ser certamente né, uma pessoa de bem e de benção. A igreja, a palavra de Deus, a Bíblia, gente, ela vem para servir de benção. Eu citei por quase 40 anos, porque a igreja ficou aqui e ainda tem os trabalhos do Pio X, mas quem quiser saber um pouquinho da Igreja Assembleia de Deus vai conversar com os vizinhos ali; se não incomodou os vizinho nesse tempo todo aí. Agora é vizinha da nossa servidora Sandra aqui no Bairro São Luiz, a Sandra aqui da Câmara. Então grande responsabilidade, pastor Davi, de nós, na prática, mostrar as coisas boas e que o nome de Deus seja glorificado. Gente, comunidade, muito obrigado.

PRES. EM EXERCÍCIO CALEBE COELHO: Obrigado. O senhor quer usar o espaço de líder também?

VER. PAULO TELLES: Já foi?

PRES. EM EXERCÍCIO CALEBE COELHO: Não, não. Se o senhor quiser pode usar.

VER. PAULO TELLES: Eu estou meio emocionado aqui né, porque é uma noite importante. Obrigado, viu. Então gente, mas já vou encerrar, eu sei que os companheiros vai deixar uma palavrinha e também não quero ser cansativo. então quero deixar aqui meu abraço meu carinho a toda a comunidade Farroupilha que abraçou a igreja né acolheu nessa caminhada toda viu; nos projetos que nós temos nos bairros que tem muita coisa boa que vem pela frente, evangelizando, pregando a palavra de Deus, recuperando as pessoas, temos as comunidades terapêuticas também que é um ramo da nossa igreja Assembleia de Deus. Pessoas que as vezes para a comunidade e para as famílias não tem mais o que fazer as pessoas estão na dependência química, estão nas drogas e lá nós temos um local para recuperar. Chegou o Fernando aqui também, pai do Samuel, obrigado. Então, gente, tem muita coisa boa. E quero dizer então que o pastor Severino, que foi com mais tempo, presidente, ele tinha essa capacidade, gente, de trabalhar junto com todos, todas as entidades, outras igrejas, outros, eu citei aqui ontem nós tinha uma grande parceria aqui com a comunidade que é aqui a São Cristóvão que é a Igreja Católica né. Então quando nós fazia o movimento grande nós chegava e pedia para o padre: “nos ajuda aí que nós temos que fazer um movimento aí queremos abençoar o bairro todo aqui também e a nossa comunidade”. Pessoas que vinha de outros municípios e é acolhido aqui para o nosso bairro Pio X. Hoje nós temos um templo grande, presidente, acho que dá 2.500 m2, com 2 pisos que tem lá, com salas; eu quero dizer que o pastor Severino foi um sonhador, um visionário viu, gente. Se sou o que sou hoje é porque aprendi muito coisa boa dele né. É um homem muito inteligente, um homem que tinha o dom da palavra, as mensagens dele ele pregava uma hora e a gente não se mexia do lugar. Você sabe que para falar 30/40 minutos tu não pode dar sono nas pessoas, se as pessoas começaram a se mexer no lugar tem que ir parando já de falar. Mas ele tinha o dom, Davi, de sabedoria de ensino da Bíblia da palavra de Deus, um mestre; eu quero dizer que aprendi um pouquinho com ele certamente não é. Tá bom, presidente, então vai meu abraço presidente, parabéns pelo seu trabalho e parabéns a todos os vereadores que né nos acolheram e atenderam o nosso pedido tá bom. Muito obrigado a nossa querida Farroupilha meu compromisso com Farroupilha, Leandro Adamatti, a nossa imprensa, a imprensa que tem divulgado os trabalhos também da nossa Igreja Assembleia de Deus. Hoje os meios de comunicação anda bastante, eu sou do sistema mais antigo ainda da rua/do corpo a corpo, eu não uso redes sociais, o Samuel tá aqui e ele me cobra muito aqui “Paulo, tem que usar as redes sociais tem que gravar um vídeozinho”.  Eu não gravo, não lido com redes sociais. Mas vejo viu e aqui esses tempos na Câmara de Vereadores também e acompanhando um pouquinho mais da nossa imprensa, o valor que a nossa imprensa tem viu, gente, e as redes sociais se souber usar. Então, Samuel, muito obrigado e vamos espraiar as coisas boas da palavra de Deus, da família, mas uma vida na prática viu, Leandro Adamatti, na prática nós temos que mostrar no dia a dia que nós somos benção para os nossos vizinhos, aquelas pessoas que nos rodeiam, é isso que nós temos que mostrar. Porque falar que é evangélico, falar que é religioso, isso aqui é muito fácil viu, gente, isso aqui é muito fácil; agora eu sou muito crítico, viu, falo de mim mesmo e até da minha própria igreja né, a gente é crítico, às vezes, que a gente tem que ser. Diz que é religioso, que prega a Bíblia e palavra de Deus, a responsabilidade para nós é muito grande, tem que se esforçar, honrar a Bíblia e a palavra de Deus e honrar nossa família, gente. Hoje estou numa vida pública que às vezes muitas vezes tem certas desconfianças, mas quero dizer que até aqui Deus tem me honrado e tem me abençoado, eu posso honrar minha querida igreja e sou o que sou hoje, porque a igreja me abraçou, me ajudou e tenho uma família, graças a Deus, abençoada, tenho um trabalho hoje que nunca imaginava/sonhava, vereador Tadeu, de poder estar aqui juntamente com os nobres vereador está bom.  Vai aqui meu abraço meu carinho a toda a nossa querida Farroupilha, toda a nossa comunidade, os irmãos companheiros da Igreja Assembleia de Deus. Não tenho mais tempo, presidente?

PRES. EM EXERCÍCIO CALEBE COELHO: 30 segundos.

VER. PAULO TELLES: Obrigado.  Então vamos encerrar por aqui. Muito obrigado.

PRES. EM EXERCÍCIO CALEBE COELHO: Obrigado, vereador Paulo. vamos ouvir agora outra pessoa que também tem propriedade para falar em assuntos espirituais, vereador Davi, por favor.

VER. DAVI DE ALMEIDA: Senhor presidente, senhores vereadores, queridos irmãos que professamos a fé em Cristo e Jesus, quero cumprimentar a todos aqui. E dizer que é uma grande alegria ver aqui a nossa querida Igreja Assembleia de Deus de Farroupilha completa 59 anos e essa história, vereador Calebe, ela começa em 18/06/1910, nós vamos completar 111 anos de Assembleia de Deus aqui no Brasil quando os missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren vieram para cá e trouxeram. Então quero dizer Farroupilha também é uma igreja pioneira, porque nós vamos chegar pertinho dos 60 anos. O meu pai é um dos fundadores da igreja aqui em Farroupilha, há mais de 50 anos eles estão servindo a Jesus né através de um milagre que Jesus realizou na vida minha irmã; estava condenada, enferma, mas Jesus a curou e ele então seguiu a sua fé e hoje está com 73 anos, vereadora Clarice, servindo a Jesus com muita alegria. O que me alegra e ver que aqueles primórdios e nós poderíamos aqui falar do evangelista Rui que vinha de Caxias para pregar a palavra aqui Farroupilha, da igrejinha pequena aqui no Pio X de madeira quando aqui tinha o seu Ramiro que começaram a obra aqui. Que começaram e trouxeram e hoje já não estão mais aqui conosco, mas fica o legado, fica a história. Quando a gente lembra do, poderia falar aqui do nosso pastor José do Amarante, esta Avenida Barão do Rio Branco nós subíamos aqui ‘apezito’ eles moravam do outro lado do asfalto e nós íamos aqui, éramos pequenos, jovens. Eu me batizei no ano de 89, em novembro de 89 desci as águas do batismo e servindo a Jesus nesta igreja. A minha formação veio aos pés do querido pastor Severino Varela que é um mestre nos ensinou nos aumentos difíceis/nos momentos alegres, a família Varela foi uma família desbravadora; posso citar aqui uma pessoa de extrema importância e relevância como mulher desta cidade a irmã Benta Zeni Varela que junto com o pastor Severino Varela conduziu a família Varela. E eles desbravaram, poderia falar aqui da filha Regiane, a Silvia Regiane Varela, que foi uma das pioneiras na formação da CEAFA e conseguiu muitos benefícios. Pastor Severino ele era um mestre em parcerias público-privadas, quando este terreno que foi cedido pela prefeitura e construíram este imenso templo, uma parceria público-privada, que traz esta dimensão extraordinária da Igreja Assembleia de Deus em Farroupilha, e outros lugares que Farroupilha hoje tem suas raízes. Então parabéns. Parabéns ao pastor Álvaro Braun que hoje está presidindo a igreja e a todos os cristãos de Farroupilha; Farroupilha está em festa. Muito obrigado, senhor presidente.

PRES. EM EXERCÍCIO CALEBE COELHO: Obrigado, vereador Davi. Mais algum vereador gostaria de fazer uso da palavra? Vereador Tadeu, por favor.

VER. TADEU SALIB DOS SANTOS: Falar dos evangélicos é falar de uma figura inesquecível: o nosso querido pastor Severino que eu tive o prazer de conviver com ele durante alguns anos, conhecer a sua família, toda ela, e depois comprovar que é a maior riqueza criada no universo e a maior empresa é aquela que nós dirigimos: família. O pastor Severino, a sua família era o todo, a igreja, a vida particular, a esposa, as filhas, e alguém que para mim foi muito importante, de uma sensibilidade enorme que carrega com ela algo que eu sempre admirei e amei muito e a amo demais é a Andreia. A qual a gente teve um tempo de convivência aonde ela colocava a mão na bolsa e distribuía também para completar a mensalidade da CEAFA como um ser humano invejável, mas aquela inveja boa de querer ser alguém tão importante com atitudes importantes tanto quanto a Andreia. Então dizendo isso, eu quero dizer de que não é coincidência vocês virem hoje e o símbolo da vida, que os bombeiros carregam consigo, também estarem aqui; vocês são anjos de Deus colocados cada um na figura que vocês representam. Obrigado por vocês existirem. Um grande abraço a todos, aos bombeiros e a CEAFA e também ao legado que o pastor Severino deixou que a gente consegue a ter esperança e fé para o amanhã. Muito obrigado.

PRES. EM EXERCÍCIO CALEBE COELHO: Obrigado, vereador Tadeu. Agora sim vamos ouvir o vereador Roque então.

VER. ROQUE SEVERGNINI: Obrigado, presidente Calebe. Quero parabenizar o vereador Paulo, Paulo Telles, por ter proposto aqui essa esses votos de congratulações a Igreja Assembleia de Deus e de antemão já digo que são merecedores de receberem esses votos de congratulações. Porque a Igreja Assembleia de Deus tem uma história muito bonita aqui em Farroupilha e não tem como falar na Igreja Assembleia de Deus sem se lembrar do pastor Severino Braga Varela que era um ícone né; todos nós conhecíamos ele, eu acho que todos nós conversamos com ele, me lembro que eu fui comprar um livro dele quando ele autografou aqui na Praça da Bandeira, acho que foi um dos últimos atos dele, lembro-me da igreja lá no bairro São Luiz que inclusive é minha vizinha também tá, Paulo, quase fiquei chateado que tu não falou que era minha vizinha, e a bela igreja que ele construiu lá. Me lembro do trabalho da CEAFA aqui no Pio X né. E agora né a igreja que está lá de forma mais confortável, mais ampla né, com mais espaço e que sucessores vieram após o seu Severino, outros pastores e tal, quem hoje ocupa o cargo ali de pastor também parabéns. E que bom que existem as igrejas, as igrejas elas são a sequência daquilo que Jesus nos ensinou né. Porque a Igreja somos nós, o prédio em si não é a igreja né, a igreja são os fiéis, o povo, o povo que lá participa, tanto assim que Jesus não pregava nas sinagogas ele pregava no templo, ele pregava na rua né no meio dos pobres. E uma das últimas cenas de Jesus foi quando ele reuniu os apóstolos para repartir o pão, para fazer aquela ceia, e ele quis deixar um exemplo para nós né. Que exemplo foi que ele quis nos deixar? Que a gente precisa repartir, que o pão precisa ser repartido né, e no mais amplo sentido né; não é pegar um pão e ir lá cortar e fatiar, mas é repartir o que a gente tem, repartir os conhecimentos, repartir aquilo que a gente pode repartir. Inclusive o saber né que muitas vezes esteve e está presente; quantas vezes se transmite a sabedoria. E também a humildade né. Tem algo mais humilde do que quando Jesus Cristo encontrou João Batista batizando nas águas do Rio Jordão e ele disse para o João Batista batizar ele e ele diz “quem sou eu para batizar você” e ele falou “não, você tem que me batizar”. Esses exemplos que Jesus deixou e que as igrejas conseguem dar andamento. Então a igreja acolhe muito as pessoas aonde o poder público às vezes não consegue acolher. Porque a política ela vai atender independente de religião, ela atende o católico, protestante, o crente, evangélico e atende até quem não tem religião, porque ela tem que atender a todos. É assim né. Mas a religião ela precisa ser respeitada e praticada cada um ao seu credo e nós precisamos respeitar todas as religiões. Então parabéns, pastor Paulo e pastor Davi, em meu nome aqui e em nome do professor Juliano, nosso vereador aqui da bancada do PSB. Muito obrigado.

PRES. EM EXERCÍCIO CALEBE COELHO:  Obrigado, vereador Roque. Vamos ouvir o vereador Amarante agora então.

VER. GILBERTO DO AMARANTE: Parabéns, Paulo, por esse gesto simples, mas de muita importância. A Igreja Assembleia de Deus aonde eu tive o prazer de conhecer o pastor Severino, aonde eu acompanhei uma grande parte da construção da igreja. E fiz uma amizade muito grande com o pastor. Eu acho que na vida da gente passam algumas pessoas e poucos são verdadeiros amigos e o pastor Severino para mim era um verdadeiro amigo, embora eu nunca ter ido num culto da Igreja da Assembleia de Deus na ocasião, mas fui muitas vezes na igreja aonde compartilhamos alguns materiais, aonde eu disponibilizei alguns materiais, aonde a gente foi atrás do telhado da igreja, onde tinha uma dificuldade porque ela era enorme na questão da estrutura é que teria que fazer, fomos atrás de técnicos, de engenheiros. Mas eu fazia isso porque o pastor Severino ele fazia de uma forma e eu imagino que muitos pastores, muitas pessoas fazem de uma forma sem pensar em si, sem querer para si, sem buscar nada para si, mas sim para as pessoas do qual a rodeavam e compartilhavam com ele. E eu tive essa amizade que se estendeu até o fim de sua vida. Quero dizer para vocês que eu falava muito com ele e mesmo quando ele estava com problema muito sério de saúde ele não queria falar do problema dele eu acho que a família dele sabe muito bem, ele falava das obras que ele queria continuar fazendo; então acho que foi uns dois dias antes dele partir deste mundo, ele continuava fazendo, falando do que ele queria fazer mais obras, mais obras e mais obras. Ele não tinha outra coisa outro objetivo. E essas obras claro estavam em obras estruturais, mas estava também nas obras de trazer mais pessoas, acolher mais gente, que ele pudesse ajudar/contribuir a mudar a vida das pessoas. Então vejam bem eu sou católico, mas tinha no seu Severino como um ídolo, com uma pessoa que eu gostava de estar perto; como eu disse: foi um dos poucos amigos, a gente não faz amigos verdadeiros, a gente tem irmãos lá em casa, tem os pais da gente, que é muito claro são pessoas do qual não tenho o que falar são verdadeiros cuidadores de nós e verdadeiros amigos, mas pessoas aqui fora e o pastor Severino uma pessoa simples/humilde marcou para mim e marcará para minha vida toda. Muito obrigado.

PRES. EM EXERCÍCIO CALEBE COELHO: Obrigado, vereador Amarante. Vamos ouvir o vereador Joel então.

VER. JOEL CORREA: Colega, só gostaria de parabenizar aqui então o colega vereador Paulo que eu acho que é uma atitude muito importante né a questão aqui da igreja no núcleo familiar né, porque aqui onde tem a Assembleia de Deus, existe em várias cidades, já morei em algumas cidades aqui no nosso país e todas as cidades existe uma igreja né. E eu acredito que quando uma família sofre os membros da igreja abraçam essa família né então é muito importante; e também a igreja ajuda os jovens aí no combate às drogas, dando uma missão a esses jovens. Então acho muito importante aqui essa homenagem aqui, só para parabenizar mesmo. Parabéns aí aos pastores e parabéns, pastor Paulo, pela iniciativa.

PRES. EM EXERCÍCIO CALEBE COELHO: Obrigado, vereador. Mais algum vereador gostaria de fazer uso da palavra? O vereador Thiago Brunet, por favor.

VER. THIAGO BRUNET: Boa noite, presidente e demais colegas vereadores. Parabéns, Paulo. Eu quero te dizer assim, tu é uma pessoa especial, tu é um cidadão iluminado; estar do teu lado, compartilhar informações contigo e amizade que nós temos só isso já valeu a pena a minha estadia estar aqui. Quero te dizer de verdade mesmo. A Igreja Assembleia de Deus faz um trabalho fantástico aqui na cidade né, tira as pessoas da rua, tira as pessoas da droga, tira as pessoas da fome, ela age aonde nós políticos não conseguimos agir: dentro da família das pessoas. Então esse é o trabalho da igreja. Queria aqui em nome da Igreja Assembleia de Deus parabenizar o evangelista Mauri que aqui se encontra também representando a igreja e os demais né evangelistas que estão ao seu lado. E dizer que nós precisamos acreditar né. “Ah, Thiago tu acredita em Deus?” Acredito. “Baseado em quê?” Na Bíblia, na Bíblia, não tem. Hoje nós temos dois pastores aqui de 15 vereadores, olha só nós temos uma bancada evangélica hoje aqui no município de Farroupilha né, tamanho é a força da igreja. Daí tu vai dizer: ah, mas tem pastor que não vale nada; tem médico que não vale nada, tem policial que não vale nada, infelizmente. E nós estamos aqui para quê? Qual é o trabalho da política? A política não é separar o bem do mal é muito mais complexo. É fazer com que o mal se torne bem e é isso que nós fizemos né.  Vocês dão cidadania às pessoas, Paulo, quando tu tira ela do escuro, tira ela do escuro lá, tá com problema familiar/problema social quando a gente vê que não tem mais esperança e aí tu tira ela do escuro e coloca na luz. Isso não tem preço. Parabéns pelo trabalho de vocês. Mas é importante a gente acreditar né, pastor. Eu tenho uma historinha que eu queria dividir, que eu conversei com o pastor Davi, falei lá na igreja inclusive, na Church e tu tem que ir para igreja acho que todos nós precisamos né de um guia espiritual que esse é o significado do pastor né, mas a gente não pode ir por ir, a gente tem que ir por acreditar. Quando eu morava lá no Nordeste eu trabalhei lá um ano numa cidade chamada Boqueirão do Cesário, na seca né, e tem uma historinha, rapidamente, que eles diziam que não chovia, não chovia, então pegaram um monte de gente, uma multidão, fizeram uma procissão e subiram no topo de uma montanha e pediram a Deus para que chovesse. Eis que tinham 300 pessoas lá e depois do pedido eis que Deus atendeu o pedido de todos e começou a chover. E naquela multidão toda uma guriazinha bem pequenininha pegou e abriu o guarda-chuva e aí ela olhou para os outros e disse “gente sem fé né”. Ou seja, o quê que eu quero dizer com isso? Muitas vezes a gente pede, a gente acredita, mas a gente não age; a gente tem que acreditar a gente tem que levar as coisas com a gente para quando a gente pedir, porque Deus vai nos dar, uma hora ou outra ele vai nos dar, e a gente tem que estar preparado para receber aquilo que Deus nos dá. Então parabéns, Assembleia de Deus, parabéns a todos os Evangelistas e parabéns a ti, Paulo, que é uma pessoa especial no meu coração.

PRES. EM EXERCÍCIO CALEBE COELHO: Obrigado, vereador Brunet. Mais algum vereador gostaria de fazer uso da palavra? Muito bem, colocamos em votação requerimento nº 134/2022. Os vereadores que estiverem de acordo permaneçam como estão; aprovado por todos os vereadores. Encerrado o espaço de requerimentos. Passamos a apresentação e deliberação das moções.

 

MOÇÕES

 

PRES. EM EXERCÍCIO CALEBE COELHO: Porém não há moções então está encerrado o espaço das moções. Espaço de comunicação de liderança pelo tempo de 3 minutos para manifestação sobre ações da bancada ou bloco parlamentar.

 

ESPAÇO DE COMUNICAÇÃO DE LIDERANÇA

 

PRES. EM EXERCÍCIO CALEBE COELHO: Com a palavra, vereador Juliano.

VER. JULIANO BAUMGARTEN: Presidente Calebe e colegas vereadores. Bom, nesse espaço quero comentar um pouquinho sobre uma das atividades que realizamos hoje: a reunião/discussão sobre o código de posturas. Hoje começamos e tivemos a presença do tenente-coronel Becker e do major Giovani onde que discutimos então sobre a perturbação pública; que é um assunto que há muito tempo, há muitos anos né está nas paradas, nos ‘top trends’ das discussões da cidade; então nós vamos ampliar esse debate, porque não é tão simples assim o assunto. É bem denso tem muitas coisas que a gente tem que tentar achar um equilíbrio e essa é uma delas para não tentar ficar muito punitivo, mas não omisso. Então nós vamos continuar a comissão é eu vereador pastor Davi, vereador Amarante, vereador Maurício e hoje também o vereador Sandro por conta da presidência do Calebe. E o outro assunto também que eu queria falar, bem legal, recebi o convite então que vai ter ‘Uma Noite no Museu’, uma edição no Museu Casal Moschetti. Eu fico feliz que graças a uma iniciativa parlamentar da minha autoria onde que encaminhamos no ano passado uma emenda ao orçamento de R$ 100.000,00 para o fundo municipal de cultura fora possível acontecer algumas ações em prol da cultura mais específica no Museu Casal Moschetti como, por exemplo, a revitalização da boneca Lenci, algumas obras no Museu Casal Moschetti de infraestrutura – a revitalização do espaço físico; e também acontecerá algumas atividades culturais que foram contratados através desse recurso que foi destinado, ou seja, conseguimos ajudar através de uma emenda feita pela Câmara de Vereadores. Ou seja, é aquilo que eu sempre falo, a Câmara de Vereadores sim tem um papel fundamental, tem um papel importante e nós precisamos sim discutir e propor iniciativas que vão lá na frente contemplar e ampliar as questões que envolvem a cultura, saúde e educação da cidade. Obrigado, senhor presidente.

PRES. EM EXERCÍCIO CALEBE COELHO: Obrigado, vereador. Espaço de comunicação de liderança mais alguém gostaria de fazer uso? Bom, não havendo mais manifestações então está encerrado o espaço de liderança. Passamos ao espaço de explicação pessoal aos vereadores pelo tempo de 2 minutos.

 

ESPAÇO DE EXPLICAÇÃO PESSOAL

 

PRES. EM EXERCÍCIO CALEBE COELHO: Algum vereador gostaria de fazer uso? Não. Não havendo mais manifestações então está encerrado o espaço para explicação pessoal. Espaço do presidente.

 

ESPAÇO DO PRESIDENTE

 

PRES. EM EXERCÍCIO CALEBE COELHO: Não farei uso desse espaço. Encerrado então esse espaço. Senhores vereadores em conformidade com o nosso regimento interno teremos nessa noite a votação para preenchimento do cargo de 2º secretário que está vago em virtude do pedido de renúncia do vereador Eurides Sutilli. Temos a inscrição de uma chapa denominada a chapa 1 tendo vereador Maurício Bellaver para ocupar o cargo de 2º secretário da mesa. Passamos a votação nominal: vereador Paulo Telles como o senhor vota?

VER. PAULO TELLES: chapa um.

PRES. EM EXERCÍCIO CALEBE COELHO: Vereador Thiago?

VER. THIAGO BRUNET: chapa um.,

PRES. EM EXERCÍCIO CALEBE COELHO: vereador Amarante?

VER. GILBERTO DO AMARANTE: chapa um.

PRES. EM EXERCÍCIO CALEBE COELHO: vereador Davi?

VER. DAVI DE ALMEIDA: chapa um.

PRES. EM EXERCÍCIO CALEBE COELHO: Juliano?

VER. JULIANO BAUMGARTEN: chapa um.

PRES. EM EXERCÍCIO CALEBE COELHO: Roque?

VER. ROQUE SEVERGNINI: se o vereador Maurício não se opor, voto na chapa um.

PRES. EM EXERCÍCIO CALEBE COELHO: ver. Sandro?

VER. SANDRO TREVISAN: chapa um.

PRES. EM EXERCÍCIO CALEBE COELHO: ver. Marcelo?

VER. MARCELO BROILO: chapa um.

PRES. EM EXERCÍCIO CALEBE COELHO: vereadora Clarice?

VER. CLARICE BAÚ: chapa um.

PRES. EM EXERCÍCIO CALEBE COELHO: vereador Tadeu?

VER. TADEU SALIB DOS SANTOS: chapa um.

PRES. EM EXERCÍCIO CALEBE COELHO: vereador Joel?

VER. JOEL CORREA: chapa um.

PRES. EM EXERCÍCIO CALEBE COELHO: vereador Maioli

VER. FELIPE MAIOLI: chapa um.

PRES. EM EXERCÍCIO CALEBE COELHO: e por fim o senhor vereador Maurício?

VER. MAURICIO BELLLAVER: chapa um.

PRES. EM EXERCÍCIO CALEBE COELHO: E eu também volto então chapa um. Por unanimidade né, olha que beleza. Então muito bem o resultado foi o seguinte né chapa eleita chapa 1 e declaro eleito para o cargo de 2º secretário o vereador Maurício Bellaver. Nada mais a ser tratado nesta noite, declaro encerrados os trabalhos da presente sessão. Obrigado pela presença e boa noite a todos.

 

 

 

 

Calebe Coelho

Vereador presidente em exercício

 

 

 

 

Sandro Trevisan

Vereador 1º Secretário

 

 

 

OBS: Gravação, digitação e revisão de atas: Assessoria Legislativa e Apoio Administrativo.