04/05/2024 09:12:24 - Farroupilha / RS
Atualizado em 25 de outubro de 2023

Aprovado Programa para reservação de água no meio rural

Com base em cenários já ocorridos no município de estiagem, o Executivo Municipal apresentou na Câmara Municipal o Projeto de Lei 033/2023 que fomenta a reservação de água em propriedades rurais. A proposição foi aprovada por unanimidade.

As ações visam garantir a qualidade das safras e sustento animal no interior farroupilhense. Para isso, o Projeto apresenta a possibilidade da Administração Pública utilizar seus serviços em propriedades privadas quando as atividades envolver microaçudes, cisternas e proteção ou recuperação de nascentes.

O produtor rural que estiver inscrito no Pronaf terá direito a 10 horas de máquina, já os agricultores sem a declaração, poderão se beneficiar com a apresentação do talão de produtor, sendo o tempo concedido com base na sua movimentação de venda.

O protocolo de inscrição será realizado junto a Secretaria Municipal de Agricultura. O programa foi desenvolvido e será acompanhado pela Emater e Sintrafar.