29/03/2024 08:59:28 - Farroupilha / RS
Atualizado em 26 de março de 2019

Visita de animais em hospitais já é realidade em Caxias do Sul

A Câmara recebeu a gerente do Hospital Geral, Gicela Bortoluz que explanou aos vereadores na Sessão Grande e Pequeno Expediente sobre o Projeto “Visita dos Amigos Pets” em atividade no hospital caxiense a cerca de um ano.

O projeto permite que determinados pacientes possam receber por um período de tempo seu animal de estimação em uma sala apropriada para a visita, após permissão do corpo clínico do hospital e da comprovação que o animal está devidamente higienizado e com a vacinação em dia. Segundo Gicela, há relatos de melhoras de pacientes após o contato com seu pet.

O projeto já é uma atividade comum em centros hospitalares da Europa, EUA e Canadá, e desde 2013 a ação foi adotada pelo Hospital Albert Einstein de São Paulo.

Em janeiro desse ano, possibilitou-se a visita de animais para os demais hospitais caxienses através de Lei Municipal e o exemplo foi seguido pelo município de Bento Gonçalves. A vereadora Renata Trubian trouxe a proposição para Farroupilha em dezembro de 2018 através do Projeto de Lei 015/18. O mesmo segue em tramitação na Casa podendo ser debatido e votado na Sessão Ordem do Dia desta terça-feira.

Estiveram presentes na explanação da gerente do HG, a diretora do Hospital beneficente São Carlos, Janete Toigo, juntamente com advogado da instituição, Nelson Molon.

Texto e foto: Gabriel Venzon | MTE 18.804