20/04/2024 00:25:07 - Farroupilha / RS
Atualizado em 13 de novembro de 2019

Visão monocular pode ser considerada uma deficiência física

O Poder Legislativo de Farroupilha encaminhou para a Câmara Federal uma Moção de Apoio ao Projeto de Lei que tramita em Brasília, visando incluir a visão monocular como deficiência física, garantindo o direito a inclusão no mercado de trabalho.

A proposta foi apresentada pelo vereador Fabiano Piccoli após conhecer a história de Marivete da Silva. A farroupilhense por motivos de doença precisou operar o olho esquerdo. Com a perda da visão, Marivete não pôde continuar trabalhando como motorista de ônibus.

Atualmente não há contabilizado o número de pessoas que possuem a perda sensorial da visão. Porém, segundo a Associação Brasileira dos Deficientes com Visão Monocular, estima-se que cerca de 1% da população brasileira possui essa limitação.

A proposta já foi aprovada no Senado Federal, no dia cinco de novembro, e passa neste momento a ser matéria de análise dos deputados federais com PL 1266/2019.

Marivete, ao lado de seu esposo Fernando, recebe o documento do vereador Fabiano Piccoli