19/04/2024 01:24:06 - Farroupilha / RS
Atualizado em 6 de novembro de 2018

“Vereadores por um Dia” apresentam demandas para a cidade

A Câmara Municipal realizou na segunda-feira a noite a experiência de legislar para 15 jovens estudantes de Farroupilha. O Projeto Vereador por um Dia garantiu um espaço para manifestações; entre elas, os jovens solicitaram melhorias para suas escolas, projetos de lei e melhor sinalização e recolhimento do lixo.

Cada estudante foi apadrinhado por um vereador. O Projeto é realizado desde 2001, instituído pela Resolução 387. Os estudantes foram indicados por suas escolas e passaram por um encontro na Câmara, onde conheceram o funcionamento do Parlamento Municipal.

A sessão foi acompanhada por cerca de 160 pessoas, entre elas, representando o Executivo Municipal, o vice-prefeito Pedro Pedrozo que, após ouvir os estudantes, anunciou avaliar pessoalmente cada reivindicação apresentada.

Confira o posicionamento dos estudantes:

Vinicius Stella (Carlos Fetter): Solicita a implantação de múltiplas lixeiras seletivas na cidade, bem como uma campanha de conscientização a respeito do descarte correto do lixo.

Bianca Deliberalli (Antônio Minella): Solicita a desafetação da área ao lado da escola visando a ampliação da mesma.

Eduardo Cogo Rodrigues (José Fanton): Parada de ônibus junto a escola e a poda da árvore localizada no pátio dos fundos do colégio.

Luiz Fernando Rossi (1º de Maio): Sugere que a Secretaria de Educação oferte às Escolas o Ensino da Constituição Federal em sala de aula.

Felipe Soares Machado (Olga Ramos Brentano): Melhorias no Colégio como: faixa de pedestres, acessibilidade nas calçadas e uma parada de ônibus com cobertura.

Kaynan Raiane da Cunha (Vivian Maggioni): Melhorias no calçamento, que não possui cordão, há desnível e falta de acessibilidade.

Laura Ducati Pessin (CNEC): Sinalização de área escolar no entorno do Colégio e o Projeto “Jardinagem Permanente” que consiste na manutenção constante de ruas e terrenos baldios.

Andressa de Lucca Werner (Teresinha Travi): Solicita a manutenção da Escola, a conclusão do asfalto para o Salto Ventoso e mais incentivos técnico agrícolas aos jovens produtores.

Wagner de Oliveira Regner (1º de Maio): Sinalização com semáforo de pedestre próximo aos acessos da Escola.

Lucas dos Santos Buss (Nova Sardenha): Implantação de um complexo desportivo com praça e academia ao ar livre na comunidade do Rio Burati.

Lara Sgarbi da Silveira (Presidente Dutra): Implantação de calçada junto a Escola, para coibir que estudantes transitem junto aos veículos.

Luisa Barreto da Silva (Pe. Rui Lorenzi): Solicita que os convites para eventos públicos seja expandido para as Escolas Estaduais, Federais e Particulares do Município.

Eduarda Portella Galina (CNSL): Projeto de Lei “Economia Solidária” que visa apoiar os recicladores da cidade, e por consequência uma maior vida útil ao aterro sanitário da cidade.

Paola Hoffmaiter Giacobbo (Ângelo Chiele): Apresenta Moção de Apoio para a liberação das obras de proteção lateral da quadra poliesportiva da escola.

Julia Ribeiro da Luz (João Grendene): Criação do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, visando também sua participação junto ao COMDICA.

Texto e Fotos: Gabriel Venzon | MTE 18.804