Vereadores instituem Semana da conscientização climática
A ser implantada no dia 05 de maio, data que marca as fortes chuvas de 2024, a Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade a instituição da Semana Municipal da Conscientização Climática.
A proposição busca nesta Semana promover conferências, simpósios, palestras, workshops ou exposições sobre o tema a fim de mitigar os impactos do clima na vida do cidadão.
Conforme o autor do Projeto de Lei 007/2025, vereador Juliano Baumgarten, a ação se torna uma medida estratégica para sensibilizar a comunidade sobre a necessidade de mudança de hábitos, práticas sustentáveis e maior responsabilidade ambiental.
A proposição, que aguarda sanção do prefeito Municipal vem ao encontro da percepção parlamentar referente ao clima nos últimos anos, os quais aprovaram também legislações como Política Municipal de Prevenção, Informações e Monitoramento de Desastres Climáticos e Ambientais (Lei 4895) e de Educação Ambiental (Lei 4829).
Caso de 2024:
Em 5 de maio de 2024, o estado registrou o maior volume de chuva do ano, quando o nível do rio Guaíba, em Porto Alegre, atingiu seu pico máximo. Nesse dia, o volume acumulado de chuva na bacia hidrográfica foi de 652 mm. Importante destacar que, nos 35 dias que antecederam o auge da cheia, a precipitação foi particularmente intensa na parte central da bacia, sobre o rio Guaporé, onde as chuvas superaram os 900 mm. Uma área ao Oeste, sobre o rio Jacuí, também registrou precipitações acima de 900 mm, enquanto nos contornos Sul, Leste e Norte da bacia, a precipitação acumulada foi inferior a 500 mm.
As enchentes que atingiram diversas regiões do Estado provocaram a morte de 183 pessoas e deixaram um rastro de destruição, sofrimento e perdas para milhares de famílias que seguem até hoje buscando reconstruir seus lares e vida.