Pular para o conteúdo
28/03/2024 09:34:25 - Farroupilha / RS
Acessibilidade
Atualizado em 5 de novembro de 2019

Vereadores enaltecem a arte em Sessão Destaque Cultural

Para ler, ver ou ouvir, a Sessão Solene Destaque Cultural, que ocorreu na noite desta segunda-feira, homenageou artistas que através da literatura, fotografia, artes plásticas, música ou no acervo da história, fundem em sua vida o hobby com o trabalho profissional.

Este foi o terceiro ano que a Câmara de Vereadores buscou enaltecer o trabalho artístico local, em data próxima ao Dia Nacional da Cultura Brasileira (05 de novembro). Indicados pela Comissão Parlamentar de Educação, juntamente com a Secretária Municipal de Turismo e Cultura e do Conselho de Políticas Culturais, foram indicados cinco artistas, cada um de uma área diferente.

O escritor Armando Wartha, a artista Marines Busetti, a Associação Cultural Moinho Covolan, o músico Calebe Coelho e o fotógrafo Cristian Guzzo foram os indicados deste ano.

Ao longo do mês de novembro a Câmara de Vereadores estreou um ambiente para exposições de artistas locais. Os visitantes poderão conhecer os trabalhos dos artistas homenageados no hall da Casa Legislativa, que possui a Sessão Maternidade de Cristian Guzzo e a Xilogravura de Marinês Busetti. Para o dia 18 de novembro, o Poder Legislativo irá expor peças de acervo do museu Moinho Covolan.

 

Conheça os Destaques Culturais de 2019:

Armando Wartha: Escritor de crônicas e poesias, tornou um hobby em profissão. Autor de quatro livros que através de sonetos retratam temas do cotidiano do cidadão, ou descrevem sentimentos voltados a enaltecer a mulher.

Associação Cultural Moinho Covolan: Casa de eventos, café filosófico, ambiente para bazares e exposições, a Casa Moinho Covolan se tornou um centro cultural de Farroupilha. Por ela, muitos artistas iniciaram sua trajetória profissional. Suas ações possibilitam o registro de parte da história do município e o desenvolvimento da classe artística. A Presidente da Associação, Ana Paula Rabello Soares, Marcelo e Gustavo Covolan receberam o Certificado em nome da Associação.

Calebe Coelho: Professor e músico, com extenso trabalho voluntário na cidade. Canta e encanta em hospitais, casas de repouso ou escolas. Encontrou na música a forma de ajudar as pessoas. Sua atuação se prolonga na criação de dingles e projetos educacionais.

Cristian Guzzo: Encontrou na fotografia sua profissão. Especialista no registro de partos, Guzzo é o responsável em captar as primeiras reações de recém-nascidos e de seus familiares. Ao longo de sua carreira já coleciona 128 partos fotografados, tornando-se uma referência nacional na área.

Marinês Busetti: 30 anos de trabalho. A artista plástica recebeu o reconhecimento dos Poderes Públicos por seu trabalho relacionado a xilogravura que foi um processo profissional o qual envolveu sua experiência em tela e origamis. Ao longo de sua trajetória Marinês contou com ateliês, exposições e turmas de pintura. Atualmente está em Portugal. Representando-a, seu esposo Luiz Ortiz recebeu o Certificado.

 

Certificado Destaque Cultural

Instituído pela Lei 4.346 no ano de 2017, a proposta foi apresentada na época pelo então vereador Tiago Ilha. No mesmo ano de sanção da honraria ocorreu a primeira edição da solenidade.

A finalidade da ação é reconhecer e incentivar a classe de artistas locais a seguirem produzindo com qualidade a arte pela qual estão vocacionados. Ao mesmo tempo, através da Sessão, o Poder Legislativo possibilita um espaço para apresentação de seus trabalhos.

 

Indicados de 2017:

Dolores Maggioni (literatura)

Pedro Pedrozo (folclore)

CTG Ronda Charrua (dança)

Coral Tramontina (música)

Nômade Coletivo (artes mistas)

 

Indicados de 2018:

Grupo Fêmina (dança)

Grupo Nei Tempi del Filó (folclore)

Leandro Ávila e Família (música)

 

Programação