15/07/2024 21:07:18 - Farroupilha / RS
Atualizado em 15 de julho de 2024

Vereadores dão celeridade na aprovação do Plano de Cultura

Em Sessão Extraordinária, os vereadores reuniram-se na noite desta sexta-feira para deliberar sobre o Plano Municipal de Cultura (PMC) – projeto 027/24 protocolado na tarde de quarta-feira, dia 10. A razão da celeridade se deu por conta da necessidade de inclusão do PMC no cadastro do Pró-Cultura, programa de fomento e incentivo do Governo do Estado.

Com o prazo de apresentações de projetos a serem financiados pelo Programa do Governo Estadual expirando nesta segunda-feira, a Casa Legislativa analisou e deliberou a proposição em regime de urgência.

Conforme justificativa do Projeto de Lei, aprovado por unanimidade, o Plano Municipal de Cultura de Farroupilha busca definir as políticas públicas de curto, médio e longo prazo que garantam a proteção e promoção dos direitos culturais e da cultura em todo o Município. O PMC apresenta a cultura simbólica, civil e econômica de Farroupilha, bem como os segmentos mais praticados, os quais envolvem os patrimônios culturais, a literatura, artes visuais, cênicas, museus, música, folclore e tradição gaúcha.

Uma vez aprovado, o projeto foi sancionado na mesma data pelo Executivo Municipal. Conforme reunião realizada na tarde de sexta, para este primeiro momento, a Administração Pública almeja recursos Estaduais para a Semana Farroupilha e para a Banda Municipal Cinquentenário.