28/03/2024 11:30:44 - Farroupilha / RS
Atualizado em 28 de fevereiro de 2023

Projeto de Lei torna prevenção ao câncer em campanha anual

Foi aprovado por unanimidade pelos vereadores o Projeto de Lei 033/2022, o qual institui a Campanha Além do Laço Rosa. A ação visa regulamentar diretrizes de orientação sobre o câncer de mama para todos os meses do ano.

De autoria da vereadora Clarice Baú, a proposição expõe a necessidade de engajar o compartilhamento de experiências entre mulheres diagnosticadas pela doença, bem como orientações médicas de prevenção; e tratamento e políticas públicas de enfrentamento ao câncer e valorização e dignidade do cidadão.

O projeto de Lei aprovado é destinado aos poderes públicos, instituições de ensino e entidades representativas da cidade.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) – apresentados no PL 033/22 – para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.