28/03/2024 08:23:55 - Farroupilha / RS
Atualizado em 9 de fevereiro de 2021

Legislativo requer esclarecimentos sobre as obras da Corsan

Em sessão, os vereadores ao debater a celeridade das obras de saneamento do município optaram por convocar a Corsan a prestar esclarecimentos sobre seu trabalho na Câmara Municipal. O convite, protocolado pelas bancadas do PL, PP e MDB foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares.

Na última semana, o Executivo Municipal respondeu o Pedido de Informação 001/21 de autoria do vereador Tiago Ilha, o qual solicitava o contrato da autarquia com o município, e o resultado da sindicância instaurada em 2019 sobre os serviços da Corsan.

Além dos documentos solicitados, a Administração Pública também encaminhou o ofício em que a Corsan apresenta o calendário de obras e licitações para 2021. Conforme ofício, elenca-se 10 obras, sendo quatro com previsão de entrega  para esse ano, três em fase de licitação, duas homologadas e uma com início de operações para este mês.

Com base no contrato que perdura desde 2008, há uma série de atrasos referentes a  execuções de obras de esgotamento sanitário, conforme atesta a sindicância de 2019. Ao longo de 12 anos, a cidade cresceu em um ritmo maior que o previsto pela autarquia e nos últimos quatro, a comunidade registrou frequentes casos de falta de água, excesso de tratamento e a ausência de esgoto tratado.

Calendário de obras e licitações para 2021

Reservatório de água no bairro Pio X – concluído;

Adutora em Nova Sardenha – concluído;

Estação de Tratamento de Esgoto no bairro Medianeira – Agosto;

Ampliação do Sistema de Esgotamento sanitário do bairro Santa Catarina – Agosto;

Reservatório no bairro São Luiz – homologado, sem previsão de início das obras;

Adutora e Reservatório entre Nova Vicenza e Busa  – homologado, sem previsão de início das obras;

Ampliação da ETA II – em fase de licitação

Construção de subestação no Burati – em fase de licitação

Ampliação da capacidade de tratamento na ETA II – em fase de licitação;

Duplicação de adutora na área central – início das obras em fevereiro.