28/03/2024 15:27:07 - Farroupilha / RS
Atualizado em 19 de fevereiro de 2019

Vereadores apontam para um espaço de recreação no Canil

Na sessão Grande e Pequeno Expediente, alguns vereadores apresentaram seus relatos a respeito do Canil Municipal. Após receber algumas denúncias a respeito da gestão do Centro de animais, os parlamentares buscaram conhecer outros canis, realizaram uma visita não agendada e conversaram com o coordenador do canil de Farroupilha, Juelci de Souza.

A vereadora presidente da Frente Parlamentar de Apoio aos Animais, Eleonora Broilo, esteve no mês de janeiro, acompanhada do vereador Arielson Arsego visitando o Canil Municipal de Gravataí. Reconhecido como referência no assunto, desde 2012, o local que abriga cerca de 350 animais, entre eles, cães, gatos, cavalos, e até porcos e galos é coordenado por uma equipe com mais de 15 funcionários realizando diariamente cirurgias de castração à população de baixa renda através de um recurso mensal de R$ 85 mil oriundo do Executivo Municipal. O espaço possui baias e um amplo espaço coberto com árvores para o lazer animal.

Já em Farroupilha, o custo é de R$ 30 mil por mês, também proveniente da Administração Pública. Localizado na Linha Julieta, o espaço que abriga cerca de 170 cães possui baias, centro cirúrgico, e espaço para animais em recuperação, com uma equipe de quatro cuidadores e um médico veterinário.

Conforme o relato do vereador Josué Paese Filho, que esteve no local analisando a situação dos animais, o parlamentar verificou que os animais estão em sua maioria em ambientes limpos, com agua fresca e ração. Porém aponta para a necessidade de uma área recreativa aos animais, uma vez que alguns cães presos em correntes carecem de um espaço para correr em um período do dia.

Após algumas reuniões da Frente Parlamentar de Apoio aos Animais, o vereador líder do Governo, Fabiano Piccoli, esteve com o coordenador Juelci que concorda com a necessidade de uma área de recreação, colocando-se a disposição em auxiliar na busca de recursos para esta implantação.

O Canil Municipal de Farroupilha existe desde 2017, anteriormente os animais eram abrigados pela Ong dos Peludos.

Texto e foto: Gabriel Venzon | MTE 18.804