26/04/2024 10:16:18 - Farroupilha / RS
Atualizado em 4 de maio de 2021

Vereadores apoiam Plano de Modernização da Carreira Militar

A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade a Moção de Apoio ao Plano de Modernização da Carreira dos Militares do RS. A proposta visa estabelecer um plano específico aos militares do Estado.

Em 2020, o Comando-Geral da Instituição, juntamente com as Associações de Classe do setor retornaram ao assunto iniciado no ano anterior, por entenderem da necessidade de mudanças da atual estrutura. Entre as principais mudanças apresentadas, há o retorno da patente de 3º sargento – igualando o número de cargos com a polícia civil; seleção interna para promoção do soldado com progressão de carreira de três anos a sargentos.

A Moção de autoria dos vereadores das bancadas do MDB, PL e PP foi apresentada pelo parlamentar Eurídes Sutilli que vê no Plano uma forma de reconhecimento e valorização do militar, favorecendo na prestação do serviço público à população gaúcha.

A Moção de Apoio será encaminhada ao Governo Estadual, às Associações de Servidores Militares; e dos Sargentos e Tenentes do Estado, bem como para a Assembleia Legislativa do RS – a qual já prevê a realização de uma audiência pública sobre o tema.