20/04/2024 08:20:57 - Farroupilha / RS
Atualizado em 23 de novembro de 2018

30 anos da Constituição: os direitos e deveres do cidadão

A Câmara de Vereadores de Farroupilha recebeu na noite de quinta-feira o professor e doutor em comunicação, Luiz Artur Ferraretto que explanou no Painel alusivo aos 30 anos da Constituição Federal, promovido pelo Poder Legislativo.

Promulgada em 05 de outubro de 1988, a Carta Magna é o principal livro da democracia brasileira, contendo os direitos e deveres sociais e individuais do brasileiro. Entre os direitos estabelecidos pela Constituição Cidadã, está a liberdade de expressão.

Ferraretto enfatiza o direito a dignidade da pessoa humana, explícito logo no primeiro artigo da Constituição de 88. Segundo o professor, a Constituição foi construída priorizando o bem-estar da população, e através dela nasceram códigos como de defesa do consumidor, do idoso, da criança e do adolescente, entre outros.

Na comunicação, o atual cenário está em um processo de modificação, onde através de sua liberdade de expressão, o cidadão está tornando-se cada vez mais protagonista de seu pensamento, mas a falta de preparo em se expressar pode ocasionar em ofensas a dignidade das pessoas ou na proliferação de Fake News.

Além do Painel, o vereador presidente, Thiago Brunet, juntamente como vice prefeito Pedro Pedrozo inauguraram o espaço destinado à reuniões, e com a aprovação de todos vereadores, nomeou-se como Sala da Democracia: Ulysses João Castagna. Uma homenagem ao primeiro presidente da Casa Legislativa, em 1936, porém em razão da instalação do Estado Novo, não pôde finalizar seu mandato.

Texto e Fotos: Gabriel Venzon | MTE 18.804