28/03/2024 17:02:29 - Farroupilha / RS
Atualizado em 19 de maio de 2022

Três décadas de problemas registrados no saneamento básico

Nesta semana, a Frente Parlamentar em Defesa do Saneamento Básico, presidida pelo vereador Thiago Brunet recebeu o médico Edson Doncatto para compartilhar de sua experiência obtida em 1994 quando exercia a função de coordenador de Saúde e Saneamento.

No ato, Doncatto apresentou aos parlamentares um vídeo de rios e balneários da cidade, gravado na década de 90, onde já apresentavam focos de poluição, alteração de cor na água e a necessidade de uma estação de tratamento de esgoto no município.

No ensejo, Brunet entregou aos colegas vereadores um compilado de documentos que apontam irregularidades com o Plano Municipal de Saneamento e descumprimento de cláusulas contratuais por parte da Corsan. O dossiê já foi base de uma sindicância do Executivo Municipal em 2018, onde segundo o presidente da Frente, obteve resultados efetivos quanto ao abastecimento de água aos munícipes.

Com isso, a Frente Parlamentar analisará o material averiguando a necessidade de mais informações através da criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, ou se seguirá o tema junto com o Ministério Público.