19/03/2024 02:09:47 - Farroupilha / RS
Atualizado em 11 de setembro de 2017

Tradicionalismo é reconhecido em Sessão Solene

Fotos: Gabriel Venzon

A Câmara de Vereadores esteve presente no Acampamento Farroupilha na noite desta segunda-feira realizando a tradicional Sessão Solene em Alusão a Revolução dos Farrapos. Durante a cerimônia os parlamentares condecoraram cinco gaúchos com a Medalha Mérito Farroupilha, referente aos seus serviços em prol da cultura regionalista.

Conforme estabelece o Decreto Legislativo 070 de 2011, que institui o Mérito, os homenageados foram escolhidos pelos grupos tradicionalistas da cidade, contando com o apoio do comitê organizador do Farroupilha Bem Gaúcha.

As entregas dos méritos foram realizadas pelo presidente, vereador Fabiano Piccoli e prefeito Claiton Gonçalves.

Conheça um pouco sobre a trajetória de cada homenageado:

Idair José Arrosi: Está no Movimento Tradicionalista desde 1988, quando ingressou no CTG Rancho de Gaudérios. Sempre participou da Patronagem e Departamento de Eventos e é chefe de cozinha. Participou como dançarino na Invernada Xirú e também como posteiro.

Luiz Valmir Barbosa: Mais conhecido como “Sapo”, iniciou sua vida tradicionalista através de cursos de danças gaúchas de salão, e a partir de 2005, junto com o CTG Chilenas de Prata construiu sua história no tradicionalismo, sempre auxiliando na patronagem e atuando no Conselho de Vaqueanos.

Marines dos Santos Pereira: Há 27 anos, desde a fundação do CTG Aldeia Farroupilha, participa do tradicionalismo, auxiliando na patronagem, departamento cultural, além de ser integrante da Invernada Veterana conquistando diversos prêmios em rodeios.

Maurício Flach: Patrão do Piquete Querência Farroupilha, tornou-se cavaleiro em 1993, onde participou dos Grupos “Os Farroupilhas”, e posteriormente “Tropeiro Sem Rumo”, realizando diversas cavalgadas, entre elas Litoral Norte; da Serra; Caravaggio; e do Divino.

Veneide Giubel: Mãe zelosa, acompanhou desde o início a trajetória dos filhos no CTG Ronda Charrua. Prestativa na cozinha e na promoção da entidade, em 2005 foi eleita Prenda Chinoca do CTG.