26/09/2024 19:05:34 - Farroupilha / RS
Atualizado em 6 de agosto de 2024

Trabalho acadêmico expõe relevância do Legislativo Municipal

A estudante do curso de Letras, Iracema Silva Almeida fez uso da Tribuna Popular para apresentar seu trabalho realizado através do curso de extensão chamado “Importância do Legislativo Municipal no âmbito da Democracia Representativa”, promovida pela Uniasselvi.

Seu estudo teve como base referências teóricas, trabalho de observação das Sessão Plenárias e Pesquisa de Campo com a comunidade. Conforme sua análise, após questionamento junto a população, de temas tratados em Sessão, contatou-se falta de conhecimento dos mesmos quanto ao processo legislativo e baixa participação popular na rotina parlamentar.

Diante disso, a estudante apontou a necessidade de constantes ações por parte do Legislativo para manutenção do seu vínculo junto com a população e o fomento, por parte dos educadores, de cidadãos com vozes mais ativas sobre o que ocorre na sua cidade.

Por fim, este ciclo tem como objetivo gerar uma Democracia Representativa mais qualificada e transparente aos interesses públicos.

Participação popular

Atualmente a Câmara Municipal trata da transparência dos atos parlamentares através da transmissão de Sessões Plenárias, Atas na íntegra da manifestação de vereadores, a publicidade de todos documentos considerados de interesse público e materiais institucionais no site e redes sociais.

No que tange a interatividade, a Tribuna Popular é uma ferramenta de manifestação popular. Eventos como Audiências Públicas também dão a voz ao cidadão frente aos temas em debate na Casa; e a Ouvidoria possui três canais: e-mail, aplicativos de mensagem e o Sistema FalaBR.