04/05/2024 06:49:24 - Farroupilha / RS
Atualizado em 5 de dezembro de 2023

Sistema de Saúde do Estado busca equidade em atendimentos

A 5ª Coordenadoria Regional da Saúde, responsável por 49 municípios da região  esteve presente na Sessão Parlamentar desta segunda-feira através de sua coordenadora, Tatiane Zarpeloni Misturini Fiorio e a reguladora Marta Miranda. O encontro teve o propósito de explanar aos vereadores sobre o Gercon, sistema do Governo do Estado para agendamento de consultas ambulatoriais.

O Gercon está ativo desde o ano passado, e conforme a coordenadora, a plataforma busca unificar as informações em um sistema. Anteriormente as filas para consultas eram geridas individualmente por cada município, não havendo recursos que permitissem o diagnostico de filas em todo RS na sua integralidade, explica Tatiane.

Através desta transparência, o Governo do Estado visa a equidade de seu atendimento. Através de critério por gravidade, a regulação da fila se dá por prioridades clínicas. Outro ponto atendido pelo Gercon, segundo a reguladora Marta, é a celeridade do atendimento com buscas locais, regionais e estaduais de especializações.

Por fim, a 5ª CRS entende que a eficiência do sistema se dá principalmente pela gama de informações contidas na solicitação registra no que tange o histórico do paciente. Para isso o Governo do Estado segue desempenhando capacitações junto aos municípios a fim de garantir a agilidade do atendimento.