05/05/2024 08:35:27 - Farroupilha / RS
Atualizado em 3 de outubro de 2023

Sismuf manifesta contrariedade a PEC 32 na Tribuna Popular

No uso da Tribuna Popular, Diego Tormes, presidente do Sismuf, Sindicato dos Servidores Municipais de Farroupilha manifestou-se referente a PEC 32/20, que tramita na Câmara Federal. A Proposta de Emenda busca alterar disposições sobre servidores, empregados públicos e organização administrativa.

Conforme Tormes, a proposição, conhecida como reforma administrativa, pode provocar uma desprofissionalização do serviço público, uma vez que mesmo após estágio probatório, o servidor não garantirá sua estabilidade possibilitando frequentes rotatividades de profissionais; a PEC também prevê a perda de adicionais por tempo de serviço, a flexibilização de contratações a qual fomentará a mão de obra terceirizada.

Atualmente a PEC 32 está no Plenário Virtual aguardando estudo do Tribunal de Contas da União quanto a metodologia de cálculo que fundamentem a projeção de redução de gastos públicos a longo prazo.