29/03/2024 10:40:23 - Farroupilha / RS
Atualizado em 29 de agosto de 2018

Sismuf apresenta histórico financeiro do Fundo de Previdência

Vereadores receberam a direção do Sindicato dos Servidores Municipais de Farroupilha (Sismuf) para esclarecer a situação em que se encontra o Fundo de Previdência Social do Município (FPS). O convite ocorreu pelo Requerimento 095/18 de autoria da Bancada do PP.

Através de sua presidente, Beatriz Sosnoski, e do vice, professor Diego Tormes, o Sindicato apresentou dados de arrecadação desde 1998. Segundo o Sismuf ao longo das duas décadas, houve meses em que não ocorreu o depósito de valores no Fundo. Os dados apresentados são de documentos públicos, arquivados no Executivo Municipal.

Atualmente a Administração Pública possui cerca de 1500 servidores, sendo 150 cargos em comissão, e o restante, cargos de provimento efetivo. Porém, conforme a apresentação exposta pelo Sindicato, dados de Julho deste ano apresentam um saldo baixo, quando comparado aos outros anos, vindo a necessitar a retirada de recursos do Fundo caso haja mais pessoas aposentando-se.

Na última sexta-feira, 24, o Sindicato realizou uma reunião com o atuário Francisco Humberto Simões Magro, em que se concluiu a necessidade de criar mecanismos que incentivem o servidor a manter-se na ativa. O Fundo de Previdência busca assegurar aos servidores efetivos do Município os benefícios previstos na Constituição Federal. Atualmente do FPS de Farroupilha possui um saldo de quase R$ 214 milhões.

Texto e Foto: Gabriel Venzon | MTE 18.804