18/04/2024 21:42:45 - Farroupilha / RS
Atualizado em 2 de agosto de 2022

Síndrome da fibromialgia ganha data no calendário municipal

Os vereadores aprovaram nesta semana o Projeto de Lei 030/2022 que prevê o Dia Municipal da Fibromialgia em Farroupilha. O Executivo Municipal busca através da data, advertir e orientar quanto aos sintomas e tratamentos da síndrome.

A proposição constitui o Dia em 12 de maio. Período para campanhas e esclarecimentos da doença que atinge 05% da população mundial, em sua maioria mulheres entre 35 a 45 anos. O principal sintoma da doença é a sensibilidade ao toque na musculatura causando dores generalizadas, podendo levar o paciente a outros sintomas como o estresse, depressão, entre outros agravamentos físicos e até sociais.

A discussão do tema iniciou originalmente em outubro de 2021, após a Câmara receber o médico reumatologista, Rodrigo Krás Borges, onde apresentou o diagnóstico da síndrome. Sua presença incentivou os parlamentares a aprovar uma indicação de Projeto de Lei instituindo a data. A iniciativa partiu dos vereadores das bancadas do MDB, PL e PP.

Com sua aprovação, o projeto de Lei retorna ao Executivo Municipal para sanção, e aguardará a primeira ação pública de prevenção a fibromialgia para maio de 2023.