20/04/2024 05:55:02 - Farroupilha / RS
Atualizado em 19 de setembro de 2018

Símbolo do autista no atendimento preferencial passa a ser lei

O Poder Legislativo aprovou na noite desta terça-feira o Projeto de Lei da Casa, que torna obrigatória a exposição do símbolo do autismo nas placas de atendimento preferencial em bancos, farmácias, e comércio em geral.

A proposição foi apresentada pelo vereador Jonas Tomazini, e assinada por todos os vereadores. Conforme o projeto, a permanência do autista em filas aguardando atendimento, mesmo que acompanhados, representa um desconforto. O ambiente agitado, o barulho diferente do meio em que o mesmo está inserido provoca reações no autista.

O símbolo, caracterizado pelo laço colorido poderá ser introduzido como adesivo na placa já existente no estabelecimento. No debate, vereadores abordaram a possibilidade de uma parceria com Associações, como Amafa, ou Sindilojas, para confecção e distribuição do material.

O PL 007/18 será encaminhado para o Executivo, onde aguardará a sanção do prefeito Municipal.

Texto: Gabriel Venzon | MTE 18.804