19/04/2024 11:03:57 - Farroupilha / RS
Atualizado em 17 de maio de 2022

Secretaria de Urbanismo esclarece sua relação com a Ecofar

Em reunião na tarde desta terça-feira, a Secretária Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, Cristiane Girelli Chiele esteve a disposição dos vereadores para explanar sobre as ações da Pasta em relação a limpeza e coleta de resíduos sólidos.

Atualmente, via contratos, o serviço de limpeza e coleta de lixo é realizado pela empresa pública Ecofar. Quanto a Secretaria Municipal, Cristiane salienta o compromisso em fiscalizar as ações da empresa e realizar o pagamento dos serviços contratados – garantindo a liberdade em gestão administrativa da Ecofar, salvo nos casos da geolocalização dos contêineres – que para esses, carece de uma decisão mútua entre os órgãos.

Entre os assuntos relacionados na reunião, a Secretaria explicita sua preocupação com o destino final do chorume criado no aterro sanitário. Recentemente o conteúdo é transportado para outro município realizar o descarte correto – mas, estuda-se a criação de uma estação de tratamento para esse fim. Quanto ao descarte do lixo, a Secretaria analisa alterações no Plano Diretor a fim de propiciar uma central interna de resíduos em condomínios – evitando o acúmulo de contêineres nas ruas centrais e um maior controle da separação do lixo.

A necessidade de políticas ambientais são temas recorrentes no Parlamento, que segundo Cristiane é preciso atuar de forma conjunta as Secretarias de Urbanismo e Educação; e Ecofar para melhor resultado de ações, porém entende-se ser uma conquista de médio e longo prazo.

O encontro foi propiciado pela vereadora Clarice Baú que junto aos demais parlamentares buscarão apresentar sugestões de programas ambientais ao Executivo Municipal.