Pular para o conteúdo
15/01/2025 05:27:56 - Farroupilha / RS
Acessibilidade
Atualizado em 14 de janeiro de 2025

Saúde Mental é o tema principal da Sessão Parlamentar

O Brasil é o país mais depressivo da América Latina. São cerca de 12 milhões de pessoas diagnosticadas com depressão, segundo aponta a OMS. Os dados trazidos pela vereadora Fernanda Correa foram o início do principal tema desenvolvido na noite pelos vereadores: saúde mental.

Colaborando com o assunto, a vereadora Glaci Silvestrin apresentou dados divulgados pela secretaria de Saúde do Município. Farroupilha no ano de 2024 realizou cerca de 7.300 consultas psiquiátricas, para 610 munícipes; já os atendimentos psicológicos giraram em torno de 5.200, para 440 farroupilhenses.

Diante disso, leis federais como a 10.216/01 que age pela proteção e direito de pessoas portadoras de transtornos mentais, e recentemente, a 14.819/24 que trata da atenção psicossocial em comunidades escolares possuem o objetivo de tratar o tema com a população e promover ferramentas preventivas e de sociabilidade.

Também criado em âmbito nacional, o Janeiro Branco, é o mês de conscientização da importância de cuidar da saúde mental e emocional. Sob essas bases, os vereadores debateram a importância de investimentos em Unidades de Saúde, treinamento para conter pessoas em surto e incentivar as pessoas a cuidar da sua própria saúde mental.

Protocolado na última sexta-feira, a vereadora Fernanda solicitou um pedido de informações ao Executivo Municipal referente ao cumprimento da Lei 14.819.

Programação