29/03/2024 09:20:04 - Farroupilha / RS
Atualizado em 20 de março de 2023

Saúde, educação e empreendedorismo das mulheres Destaque

Estrelita, Janete, Cláudia, Marli, Nelma, Deisi e Rosane

Uma noite de festa e homenagens marca a Sessão Solene em alusão ao Dia da Mulher Farroupilhense. A solenidade enalteceu a mulher, sua contribuição com o município e a entrega do Certificado Mulher Destaque 2023 para sete mulheres, que através de suas ações representaram nesta noite toda comunidade farroupilhense.

O dia da Mulher Farroupilhense foi instituído em 1984, consagrando a data em 18 de março. Desde então a Câmara Municipal homenageia através de Sessão Solene, realizada sempre na data mais próxima do Dia Municipal.

Na última década dezenas de mulheres foram lembradas por seus feitos, seja na área da educação, filantropia, saúde, empreendedorismo, segurança, religiosidade, humanismo e cidadania.

Confira as homenageadas da noite:

Claudia Farinon: fonoaudióloga, a profissional esteve presente na implantação de importantes centros públicos de saúde no município, hospital e clínicas, atuando principalmente com o público infantil. Atualmente é sócia do “Pátio – Centro de Desenvolvimento Humano”.

Deisi Noro: professora da rede pública municipal, foi presidente do Conselho Municipal de Educação e coordenadora do Fórum Municipal de Educação. Doutora e Mestre, é pesquisadora em gênero e sexualidade. É autora de dois livros voltados a formação educacional.

Estrelita Maris Tocchetto Cignachi: coleciona experiência na área de educação e assistência social. Primeira-dama e secretária Municipal de Farroupilha na década de 80, a homenageada participou da instalação do Centro Ocupacional Teotônio Vilela e da Centro Cultural Ítalo-brasileiro.

Janete de Fátima Toigo D’Agostini: Pela segunda vez, a homenageada atua como diretora do Hospital São Carlos. Nesta oportunidade, ingressou sob a missão de gerir uma crise de imagem e financeira da instituição. Hoje, possibilita novas referências para a Casa de Saúde de Farroupilha.

Marli Machado: ingressou profissionalmente na comunidade escolar como professora de português, desenvolvendo a profissão em diversas escolas municipais e estaduais de Farroupilha. Em 1996 tornou-se secretária escolar atuando na área por 12 anos.

Nelma Bergamo Piccoli: Com formação em nutrição, a homenageada ao longo de sua carreira contribuiu na formulação de produtos farináceos de importantes empresas da Serra Gaúcha, além de construir experiência como professora e consultora alimentar, criando receitas com os produtos locais.

Rosane Meggiolaro Cappelletti: Atual presidente da Afavin, a homenageada atua na produção de vinhos e sucos no município. Sua experiência na agricultura possibilitou o crescimento do setor para as áreas do turismo e eventos, bem como na qualificação dos rótulos farroupilhenses.