19/04/2024 23:19:17 - Farroupilha / RS
Atualizado em 15 de abril de 2019

RGE esclarece sobre tarifas e serviços prestados na cidade

Por pedido da Casa Legislativa, a gerente de negócios da RGE, Polyanna Souza Iesbik esteve em sessão apresentando aos vereadores o trabalho que está sendo desenvolvido pela empresa no município no que visa a estrutura física, a qualidade no atendimento e o processo adotado para emissão de cobranças.

A Rio Grande Energia (RGE) é a responsável pela distribuição de energia elétrica no município. Conforme Polyanna, a empresa está atuando na troca de postes, fiação e em investimento de plataformas digitais para melhor atendimento do consumidor. Em 2018, a RGE investiu cerca de R$ 5,6 milhões em Farroupilha, sendo a vegetação próxima das redes o principal ofensor do investimento aplicado.

Em sessão, a comunidade encheu o plenário. Cerca de 130 pessoas acompanharam a explanação da gerente. Entre os assuntos apresentados, o mais debatido foi referente a bandeira tarifária aplicada na cobrança da energia elétrica. Munidos de suas contas, a população apresentou aos parlamentares uma possível cobrança indevida da bandeira verde, pois a mesma, segundo a ANEEL é isenta de cobrança.

Conforme a representante da RGE, o valor é dividido em três itens, a tarifa de energia (TE), tarifa de uso (TUSD) e os impostos. As bandeiras tarifárias são um adicional relacionado as  condições de geração de eletricidade definido pela agência reguladora, porém sempre que houver a aplicação exclusiva da bandeira verde esta taxa é isenta.

Ao término, os vereadores estudam dar andamento ao tema junto a ANEEL, e uma audiência pública visto o descontentamento exposto pela população referente tanto ao valor cobrado como o atendimento oferecido. Em junho está previsto o reajuste das tarifas cobradas pelas empresas distribuidoras.

Texto e fotos: Gabriel Venzon | MTE 18.804