19/04/2024 20:39:49 - Farroupilha / RS
Atualizado em 13 de fevereiro de 2020

Retomada do Parlamento Regional tem como pauta as rodovias

O Parlamento Regional retornou com suas atividades na tarde desta quarta-feira. O encontro ocorreu na cidade de São Marcos e contou com a presença de dez Legislativos Municipais da Serra Gaúcha, entre eles, Farroupilha.

O Parlamento Regional é uma organização criada em 2017 através dos presidentes de Câmaras de Vereadores da Serra Gaúcha. Seu objetivo principal é unir as forças legislativas da região na busca por melhores serviços e infraestruturas para região.

As rodovias foram o tema principal do encontro, principalmente o prolongamento da Rodovia do Parque, obra de 18 quilômetros que ligará Portão a Esteio, reduzindo o trajeto que liga a Serra Gaúcha com a região metropolitana de Porto Alegre.

Esta demanda, conforme apontaram os vereadores, está prevista para ser concluída em aproximadamente três anos, porém carece do apoio explicito das entidades serranas para evitar atrasos ou suspensões da obra que será intitulada de Rodovia da Serra.

Os parlamentares buscarão em seus municípios a assinatura de entidades representativas que visam apoiar o prolongamento da Rodovia do Parque. O documento será entregue ao Governo Federal no final do mês de março.

Outros pontos abordados no encontro foram os trechos, entre Farroupilha e Caxias do Sul, que se apresenta em precárias condições de trafegabilidade; e a estrada que liga Antônio Prado e Nova Roma do Sul. Para casos como estes, de troca ou implantação de camada asfáltica, os vereadores enfatizam a necessidade de haver uma fiscalização por parte dos municípios quanto a qualidade do material instalado, a fins de garantir que ele siga conforme rege o edital licitatório específico.

Ao término o colegiado de parlamentares elegeu a nova presidência do Parlamento Regional que dará prosseguimento aos trabalhos: vereadora presidente, Clarice Chiomento Minozzo (Nova Prata); vice, Samuel de Barros Dias (Flores da Cunha); e secretária Arnilde Teresa Sosnoski Kriger (Nova Roma do Sul).

Municípios presentes na reunião: Antônio Prado, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Monte Belo do Sul, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul e São Marcos.