Região busca maior valorização da uva e do vinho serrano
O cenário da cadeia produtiva da uva está novamente em pauta. Por iniciativa da Câmara Municipal de Monte Belo do Sul e do Parlamento Regional da Serra Gaúcha, na sexta-feira, ocorreu o II Fórum de Debate Vitivinícola em Monte Belo do Sul. Representando Farroupilha, esteve o vereador Fabiano Piccoli.
Produtores e representantes de diversas entidades ligadas ao setor se reuniram para elencar as principais dificuldades na produção e comercialização de vinhos e sucos de uva, bem como os principais desafios da vitivinicultura gaúcha.
O evento contou com a manifestação da Ibravin, Sintrafar e Sinvinho-rs. Conforme o presidente do Parlamento Regional, vereador Moises Scussel Neto, a relevância do tema ocorre quando o Rio Grande do Sul é responsável por 90% da produção nacional de sucos e vinhos, e a Serra Gaúcha representa 90% desta produção.
Um documento foi elaborado e assinado pelos presentes a fim de buscar junto aos órgãos federais e estaduais soluções que fortaleçam a cadeia produtiva da uva a curto, médio e longo prazo. Estiveram presentes no evento o deputado federal Afonso Hamm e o estadual Elton Weber, ambos ligados à Comissões de Agricultura.