26/04/2024 11:45:35 - Farroupilha / RS
Atualizado em 29 de junho de 2018

Projeto da Zona Franca do Vinho é debatido em Farroupilha

A Câmara de Vereadores sediou o debate do Projeto de Lei Federal que busca a criação da Zona Franca da Uva e do Vinho. Com a presença do deputado federal, João Derly, autor da proposição, o encontro reuniu lideranças municipais da região além de representantes de entidades ligadas a produção vitivinícola da Serra.

O evento, no formato de uma roda de debates proporcionou o esclarecimento do PL 9045/17 pelo deputado Derly, que busca através da criação da Zona Franca, um regime tributário especial para atividade vitivinícola da Serra, estimulando assim o consumo pela bebida local, e equilibrando a competitividade com o mercado internacional do Vinho.

O Ibravin, através de seu diretor, Carlos Paviani, apresentou ao público os incentivos que produtores de uva e vinho do Chile, Argentina e Uruguai tem de seus governos, incentivos fiscais e de investimento, sendo essa uma das causas do baixo valor de vinhos importados no Brasil.

Atualmente, há 23 municípios que englobam a proposição da Zona Franca. Segundo Derly, o projeto está em análise das Comissões Parlamentares de Brasília, e explicita a necessidade do engajamento de municípios da Serra para dar continuidade ao processo e levar o PL à aprovação no Plenário.

Representando a Afavin, João Carlos Taffarel sugere a união dos municípios para que realizem um estudo de impacto econômico do setor com a suposta aprovação do projeto, como forma de apresentar aos demais deputados federais, os ganhos que a região teria com o turismo e o comercio de varejo.

O evento contou com a presença dos prefeitos municipais, de Farroupilha, Flores da Cunha e Nova Pádua; secretários Municipais; e dos vereadores Alberto Maioli, Arielson Arsego, Eleonora Broilo, Fabiano Piccoli, José Mario Bellaver, Raul Herpich e do presidente do Legislativo farroupilhense, Thiago Brunet.

Texto e Foto: Gabriel Venzon | MTE 18.804