Pular para o conteúdo
03/12/2022 17:25:14 - Farroupilha / RS
Acessibilidade
Atualizado em 9 de fevereiro de 2022

Poderes públicos analisam atual situação do Moinho Covolan

Tema de análise para viabilidade de tombamento histórico, o prédio localizado no centro possuia atividades até dezembro de 2021, porém por motivos de alvará e PPCI, os usuários tiveram uma ordem judicial de desocupação compulsório.

Ao longo desse período de dois meses, o prédio já apresenta sinais de depredação. Apesar de ser um imóvel privado, o mesmo possui um parecer preliminar do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, o Comphac, o qual sinalizou no mês de maio de 2021, pelo tombo provisório de sua estrutura.

Na manhã desta quarta-feira, estiveram presentes em reunião na Câmara, representantes das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Educação e Procuradoria, onde apresentaram a vereadora presidente Eleonora Broilo; e vereadores Marcelo Broilo e Juliano Baumgarten, a necessidade de buscar junto ao Conselho celeridade no processo que poderá culminar pelo tombamento, via Decreto Municipal– para que assim, o Executivo possa tutelar a preservação da estrutura.

O Comphac terá reunião no dia 23 para tratar do assunto e buscar a conclusão do processo até o final de março, almeja a Secretária Municipal de Educação, Luciana Zanfeliz.