26/09/2024 19:06:14 - Farroupilha / RS
Atualizado em 3 de setembro de 2024

Poderes homenageiam a Pátria Nacional em Sessão Solene

Com a data de 7 de setembro avizinhando-se, a Câmara de Vereadores realizou na noite desta segunda-feira um ato solene de homenagem ao Brasil. A sessão contou com a presença do prefeito Municipal, Fabiano Feltrin e representando o Legislativo, a homenagem foi proferida pelo vereador Felipe Maioli.

O parlamentar referenciou a data como um marco de reflexão aos cidadãos quanto ao país que construímos. Devendo a população honrar a liberdade e os direitos já conquistados e seguir buscando mais prosperidade e justiça.

Neste ensejo, o prefeito Municipal elencou a tríade: Deus, família e pátria como conduta para a prosperidade. Conforme o chefe do Executivo, a relação da fé, valores e respeito ao lar é uma receita que valoriza a história e preocupa-se com o futuro.

A solenidade entoou os hinos Nacional e Rio Grandense.

A independência do Brasil

Foi em 1822 que Dom Pedro I proclamou a Independência do Brasil. Na época, de cada três brasileiros, dois ainda era escravos. A economia predominantemente agrária era dominada pelo latifúndio e o analfabetismo atingia 90% da população.

Dois anos após a coroação como imperador do Brasil, Dom Pedro I proclamou a constituinte brasileira – considerada uma das mais liberais da época – a qual garantia a liberdade religiosa e de imprensa ao cidadão. O cargo de imperador tornou-se o Quarto Poder, sendo exercido ao lado do Executivo, Legislativo e Judiciário.

O Brasil ganhou uma flâmula, e apesar dos diferentes estilos adotados ao longo da história, todos mantiveram o verde, o amarelo e o azul. As cores representam as famílias reais Bragança (verde) e Habsburgo (amarela) tendo o azul estrelado uma referência das bandeiras europeias (fonte: 1822, Laurentino Gomes).