26/04/2024 06:32:10 - Farroupilha / RS
Atualizado em 26 de junho de 2019

TCE aponta Câmara de Farroupilha como 100% transparente

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS) divulgou na última sexta-feira o estudo referente a transparência de informações contidas nos portais oficiais das Prefeituras e Câmaras Municipais do Estado. A análise referente ao ano de 2018 apresenta que o Poder Legislativo farroupilhense atendeu os 59 itens solicitados pela Lei 12.527/2011 (lei de acesso a informação).

O TCE explica que somente a transparência ativa foi objeto de análise, ou seja, aquelas informações que estão disponíveis nos sites sem que o cidadão precise solicitá-las. A Câmara Municipal de Farroupilha reformulou seu site em 2016 permitindo um acesso mais fácil ao cidadão.

Ao longo dos últimos anos a administração do Poder Legislativo buscou adaptar o portal visando uma relação mais próxima com o público, oportunizando a manifestação do farroupilhense através de pedidos de informação eletrônicos ou Ouvidoria. O site expõe notícias institucionais, agenda de eventos, matérias legislativas e orçamentárias bem como a história e o funcionamento da Câmara.

Segundo o estudo, 16 Câmaras de Vereadores de municípios com mais de 10 mil habitantes atenderam todos os itens analisados: Bento Gonçalves, Canela, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Nova Petrópolis, Nova Prata, São Marcos, Serafina Corrêa, Vacaria, Bom Princípio, Feliz, Lagoa Vermelha e São Sebastião do Caí. A planilha completa com a avaliação de todos municípios do RS pode ser encontrada no portal do TCE/RS.

Texto e foto: Gabriel Venzon | MTE 18.804