29/03/2024 08:22:11 - Farroupilha / RS
Atualizado em 24 de maio de 2021

Parlamento solicita a Brigada Militar o aumento de seu efetivo

imagem: Brigada Militar

Vereadores aprovaram Moção para que a Brigada Militar convoque mais soldados oriundos do concurso realizado em 2017. A solicitação do Parlamento Municipal se dá pelo baixo número de soldados em atividade no Estado.

Conforme o documento, de autoria do vereador Juliano Baumgarten, o efetivo ideal para o Rio Grande do Sul é de 37 mil soldados. Atualmente há ativos, cerca de 20 mil, o que caracteriza um agente a cada 612 habitantes. O número tende a piorar, uma vez que há uma saída média de 700 soldados por ano.

Desta forma, a Câmara de Vereadores encaminha ao Governo do RS, bem como à Assembleia Legislativa, uma Moção de Apelo pela contratação dos excedentes do concurso, a fim de amenizar a baixa de efetivo ocorrida anualmente.

Segundo justificativa da proposição aprovada por unanimidade entre os vereadores, há cerca de 3.800 candidatos aptos a assumirem função junto a Brigada Militar.