03/05/2024 10:21:50 - Farroupilha / RS
Atualizado em 28 de julho de 2023

Parlamento Regional realiza Painel sobre o turismo regional

A Câmara de Vereadores de Farroupilha foi palco nesta quinta-feira, da reunião mensal realizada pelo Parlamento Regional da Serra. O encontro teve como tema o desenvolvimento do Turismo Regional e contou com a presença da Diretora Executiva do Atuaserra, Beatriz Paulus e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Farroupilha, através da secretária Regina Ducati e sua equipe de turismólogos.

Beatriz, diante de uma plateia de legisladores, expôs os critérios a serem avaliados pelos municípios quanto ao turismo. Ela pontuou a necessidade da região padronizar sua comunicação visual em vias públicas, o bom relacionamento e parceria entre gestões públicas e a iniciativa privada e a identificação dos pontos turísticos “âncoras” de cada município.

O turismo na Serra Gaúcha possui diferente premissas: religioso, de eventos, gastronômico, rural, de negócios, entre outros, e a cidade necessita identificar e investir nesses nichos. A diretora do Atuaserra salienta a gama de recursos federais possíveis a serem adotados no município para infraestrutura local através de bons projetos na área do turismo.

Nesta linha de buscar a boa relação entre público e privado, e de fomentar o que a cidade oferece, a Secretária Regina apresentou o “Experimente Farroupilha”, plataforma digital da Pasta do Município que possui rotas de turismo, serviços e eventos – todos contendo mapas para localização, e informações gerais sobre os locais.

A plataforma possibilita aos administradores mensurar o tipo de público que frequenta Farroupilha e suas preferências, assim podendo ser utilizado como base para novas estratégias na área do turismo.

Por fim, o Parlamento Regional enfatizou a importância dos municípios serranos verem o turismo de forma regional para assim construírem a região de forma que possa concorrer com grandes regiões turísticas do Brasil e exterior.