19/04/2024 10:45:58 - Farroupilha / RS
Atualizado em 4 de outubro de 2017

Parlamento Regional encontra-se em Nova Prata

Foto: Gabriel Venzon

Os presidentes dos Legislativos da Serra, que compõem o Parlamento Regional, estiveram reunidos na tarde desta terça-feira na Câmara de Vereadores de Nova Prata, para debater as reuniões que ocorreram junto ao Estado no que trata da saúde e das estradas da região.

Na Saúde, o Parlamento Regional buscou, à pedido do presidente de Bento Gonçalves, Moisés Scussel Neto, a liberação por parte do Estado, dos recursos destinados ao Hospital Tacchini, através da Consulta Popular de 2015, que até então não foi efetuada. A busca por maior agilidade de atendimento do SAMU na região também foi pauta da reunião.

Conforme o último encontro que ocorreu em Antônio Prado, os vereadores presidentes buscaram, junto com a CIC Serra, a continuação das obras da Rodovia do Parque, no trecho que liga Portão com Esteio. Apesar da via não estar localizada dentro da Serra Gaúcha, os parlamentares entendem que o fluxo de serranos nela é grande por ser a principal estrada que liga a Serra com a Capital.

O presidente de Nova Prata, Magnos Spagnol ressaltou aos demais membros, que uma Frente foi criada na Assembleia Legislativa, e que deverão ir para Brasília encaminhar o projeto no Ministério das Cidades a fim de iniciar as obras. O Parlamento encaminhará uma Moção à Capital Federal fortalecendo o pedido dos deputados estaduais.

Ainda sobre as estradas, o presidente de Farroupilha, Fabiano Piccoli, explanou sobre a audiência pública que ocorreu em Porto Alegre para tratar das praças de pedágio da EGR. Segundo Piccoli, houve um reajuste de 34% nas tarifas, porém o Parlamento requer saber o faturamento das praças, principais custos e o planejamento previsto para os próximos anos.

Diante do exposto pelos vereadores na reunião, o Parlamento Regional organizará para o dia 30 de novembro uma Audiência Pública para tratar sobre a Infraestrutura Regional da Serra, com as principais entidades ligadas ao assunto. O encontro está previsto para ocorrer no Plenário do Poder Legislativo farroupilhense.

Estiveram na reunião os representantes dos municípios de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Nova Prata, São Marcos e Vista Alegre do Prata.