18/04/2024 21:13:14 - Farroupilha / RS
Atualizado em 8 de maio de 2018

Parlamento autônomo e Pacto Federativo são temas da Marcha

Após o retorno de Brasília, os vereadores Fabiano Piccoli, Raul Herpich e Tadeu Salib dos Santos explanaram na Sessão desta segunda-feira sobre as suas participações na Marcha dos Vereadores, ocorrida de 23 a 26 de abril.

A função do Legislativo foi pontuada em muitas palestras na capital federal, pois ainda causa muita confusão para a população, quando comparada as ações do Executivo. Para isso, deve-se fortalecer a imagem do Parlamento e desvinculá-la dos Governos, através de uma maior autonomia administrativa, por exemplo.

Com o tema deste ano “O novo começa por nós”, a Marcha dos Vereadores retorna a debater a necessidade de um novo pacto federativo no Brasil, redistribuindo os recursos públicos. Atualmente, 58% dos recursos ficam para a União, 24% aos Estados e 18% para os municípios, porém na prática os Governos Municipais são os que mais sofrem o ônus tendo que utilizar seus recursos para suprir demandas deixadas pelo Estado e União, como por exemplo, saúde e segurança.

Entre as programações do evento, os vereadores buscaram visitar deputados e senadores gaúchos na busca de emendas parlamentares ao município, tendo a confirmação verbal de algumas delas para o Hospital São Carlos, e revitalização das áreas urbanas e rurais.

Texto e foto: Gabriel Venzon | MTE 18.804