26/04/2024 01:40:25 - Farroupilha / RS
Atualizado em 14 de dezembro de 2022

Movimento de pais busca abertura de mais um turno na Amafa

O Movimento Orgulho Autista Brasil (Moab) esteve acompanhado da Amafa, instituição de ensino voltada para crianças e adultos com espectro autista (Tea), reivindicando na Câmara por recursos para ampliação de vagas na escola.

Atualmente a Amafa atende cerca de 60 pessoas entre 04 e 59 anos, e há uma fila de espera de 40 pessoas aguardando vaga na instituição. Conforme recentes dados da Secretaria de Saúde, o autismo infantil passou de oitavo lugar no ranking de atendimento na saúde pública para segundo em 2022, dobrando o número de crianças identificadas com Tea.

Desta forma, cuja tendência é de aumentar a procura de atendimento na Associação, a Moab busca, junto aos parlamentares formas de obter recursos e possibilitar a abertura de mais um turno de ensino na Amafa.

O tema foi defendido pelos vereadores Roque Severnini, Juliano Baumgarten e Gilberto do Amarante, que endossaram a causa, e através do Requerimento 146/2022 propuseram a destinação de R$ 600 mil a Associação de Pais e Amigos do Autista de Farroupilha, oriundas do superávit financeiro de 2022. O requerimento foi aprovado e será encaminhado para análise do Executivo Municipal.