Pular para o conteúdo
02/12/2024 10:47:21 - Farroupilha / RS
Acessibilidade
Atualizado em 26 de novembro de 2024

Origem de Igrejas retrata a história do município farroupilhense

Entre o secretário e o vereador presidente: os padres Gilmar e Carlos

Sejam a centenária Igreja do bairro Nova Vicenza ou a Matriz, do Centro cuja construção inicia junto com a história do município, ambas são cartões postais do município dada por suas belezas e histórias ligadas ao desenvolvimento econômico, imigração italiana e arquitetura européia.

A Câmara de Vereadores de Farroupilha retratou um pouco dessas histórias através da solenidade ocorrida na noite desta segunda-feira, alusiva aos 109 anos da Igreja São Vicente Mártir, do bairro Nova Vicenza e 89 da Matriz, Sagrado Coração de Jesus.

As paróquias foram representadas pelos padres Carlos Antônio Bertotti e Gilmar Paulo Marchesini, da São Vicente e Sagrado Coração de Jesus, respectivamente. Em suas falas, ressaltou-se a força da comunidade para manter viva A Palavra, bem como a manutenção e construção das Igrejas, sempre de forma voluntária. Neste ensejo, foi convidado o morador Benjamin Bet para falar em nome da comunidade de Nova Vicenza. Ele enfatiza a colaboração, as amizades e o sentido de vida que a Igreja proporciona aos moradores.

O ato festivo foi proposto pelo vereador Tiago Ilha e Gilberto do Amarante. Ilha foi indicado para representar todos parlamentares na homenagem as Igrejas. Representando o Executivo Municipal, esteve presente o secretário de Obras, Argídio Schimitz.

 

Igreja São Vicente Mártir: Sua construção iniciou em 1907, seguindo modelos de Igrejas rurais do Vêneto (Itália) sendo ela finalizada e inaugurada oito anos depois, em 29 de junho de 1915. As melhorias não cessaram com a inauguração, havendo contantes melhorias no pavimento, altares e na aquisição de um harmônico. A tradicional festa de São Vicente Mártir ocorre no mês de março.

Igreja Sagrado Coração de Jesus: Sua instalação iniciou em 1919, em razão da concentração de pessoas na época que se estabelecia no local em virtude a Estação Férrea. A obra foi concluída em 19 de maio de 1935 tendo a benção do Cônego João Meneguzzi, vigário de Caxias do Sul e a presença do primeiro prefeito Municipal do município, Armando Antonello.

Programação