24/04/2024 10:55:33 - Farroupilha / RS
Atualizado em 26 de fevereiro de 2019

O crescimento de Farroupilha pelas Cooperativas Habitacionais

Em sessão, os vereadores receberam o presidente do Núcleo Cooperativista Novo Amanhã, Dilço Batista Rodrigues que explanou sobre o andamento das dez Cooperativas relacionadas ao Núcleo.

Sua vinda ocorreu através do requerimento de autoria do vereador Tiago Ilha, que buscou introduzir o assunto na Câmara de Vereadores, uma vez que há um crescimento nesse setor e algumas dúvidas por parte da população sobre os empreendimentos.

Na tribuna, Dilço apresentou as dez Cooperativas que correspondem ao Núcleo. Com mais de 2.500 associados, as cooperativas projetam seus lotes próximos a três pontos distintos da cidade: Mato Perso, São Marcos e Desvio Blauth, todos com acesso através de uma rodovia estadual.

Com previsão de iniciar as obras em um dos lotes ainda esse ano, o núcleo atua em Farroupilha desde 1995 com uma cooperativa, passando a ter sua segunda em 2003 e a ascensão dos empreendimentos a partir de 2014.

As cooperativas são investimentos particulares, instalados em áreas urbanizadas, onde um lote, conforme explanação do presidente tem um valor muito mais baixo que do mercado de imóveis tradicional. Além disso, o associado é dono de seu investimento não podendo o mesmo repassar para outra pessoa que não seja associada.

Todos as Cooperativas estão registradas na Junta Comercial do RS, e realizam semanalmente reuniões aos sábados através da cedência de espaço da Câmara Municipal. Além do Núcleo Novo Amanhã, há outro Núcleo em atuação na cidade.

Em foto oficial: vereadores e presidentes de Cooperativas

Texto e fotos: Gabriel Venzon | MTE 18.804