23/04/2024 19:47:29 - Farroupilha / RS
Atualizado em 18 de agosto de 2020

Nova Sardenha manifesta-se contrária a urbanização de área

Em reunião na tarde desta segunda-feira na Câmara de Vereadores, moradores da comunidade de Nova Sardenha, acompanhados do Sindicato dos Trabalhadores Rurais entregou aos vereadores um abaixo-assinado posicionando-se contrários a instalação da Cooperativa Habitacional junto a Bacia do Burati.

O tema é motivo de análise dos parlamentares através do Projeto de Lei 037/2020 de autoria do Executivo Municipal. A proposição visa alterar o Plano Diretor, a fim de retomar a ruralidade de determinadas regiões no interior. Porém o PL expõe também a possibilidade de urbanizar uma área do 3º distrito para viabilização desse empreendimento habitacional.

O projeto de Lei foi protocolado na Casa Legislativa em 21 de julho, porém antes, o teor do documento foi tratado pelo Concidade e em Audiência Pública. Durante o período de análise dos vereadores, entidades como CICS, Comam e Sintrafar também apresentaram sua contrariedade à instalação de uma Cooperativa em Nova Sardenha, por haver possibilidade de riscos sociais e ambientais na localidade.

O abaixo-assinado, contendo cem assinaturas também foi entregue ao Executivo Municipal. Na tarde desta terça-feira, representantes das Cooperativas reforçam suas intensões de manter as áreas legais de preservação ambiental e o posicionamento favorável do Concidade referente a criação desta área urbana.

Com o objetivo de dar celeridade a deliberação do Projeto de forma segura, os parlamentares propõem ao Executivo que desmembre a área de impasse do Projeto para que seja novamente analisada em 2021, junto com a revisão geral do Plano Diretor.