29/03/2024 10:11:38 - Farroupilha / RS
Atualizado em 19 de março de 2019

No Legislativo mulheres são homenageadas por suas histórias

da esq para dir: Marília Túlia, Maria de Lourdes, Leonilda, Luciana, Neusa, Marines, Dorli Maria e Nádia

A noite do dia 18 de março foi repleta de homenagens na Câmara Municipal. Vereadores realizaram a Sessão Solene em homenagem a Mulher Farroupilhense. No ato, sete mulheres receberam do Legislativo o Certificado Mulher Destaque 2019, e através do Condim, foi entregue o Certificado Mulher Referência.

O Dia Municipal da Mulher Farroupilhense é comemorado desde 1984, quando criada a data através da Lei 1.355. O projeto partiu da vereadora Marlene Rozina Feltrin que apresentou o dia 18 de março como data da celebração. A partir de 2009, o Poder Legislativo passou a condecorar algumas mulheres na Sessão em homenagem ao dia da Mulher Farroupilhense. As indicadas pelos vereadores sempre apresentaram relevantes ações em prol do município.

Ao longo desses 10 anos, 112 mulheres receberam a certificação do Poder Legislativo. Nesta semana entraram nesse rol: Dorli Maria Tonin, Leonilda Rech Pessin, Luciana Zanfeliz, Maria de Lourdes Anselmi, Marilia Túlia Giacomoni de Oliveira, Marines de Rossi Pagliarini e Neusa Ignez Felicetti.

As escolhidas foram consideradas mulheres contemporâneas voltadas ao empreendedorismo, voluntariado e educação. As homenageadas aproveitaram o espaço na solenidade para estender o reconhecimento a todas as mulheres presentes na sessão. Marines foi mais além, e reivindicou mais creches e espaços de lazer paras as crianças de Farroupilha.

Em caráter extraordinária, a Sessão contou com uma oitava homenageada, a sra Nádia Gelmini Crippa que recebeu o Certificado Mulher Referência do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Condim). O ato fez parte da programação da Jornada da Mulher, cujo tema deste ano é o Respeito ao Direito de Ser Mulher.

A sessão contou com um público de 280 pessoas. Representando o Executivo Municipal, esteve presente a Secretária de Educação, Elaine Giuliatto; pelo Condim a presidente Franciele Rech. A atração musical ficou por conta do instrumentalista Jakie dos Passos que antecedeu uma sensível homenagem da deputada estadual, e primeira dama do Município, Fran Somensi.

Após o encerramento da sessão a OAB subseção de Farroupilha realizou a soltura de balões lilases representando a Rede de Proteção a Mulher.

Texto e foto: Gabriel Venzon | MTE 18.804